Em nove bairros, testes detectam 217 pessoas com Covid-19 em 1º de junho

Ação da prefeitura ocorre nas localidades onde vigoram medidas restritivas para combater doença; houve também testagem rápida em blitz na Boca do Rio


Com informações do portal Correio*

Matéria atualizada em 2 de junho de 2020, à 01h16


Até agora, município já verificou 1.204 pessoas em oito bairros sob medidas restritivas

Bruno Concha/Secom PMS 


Mais 217 pessoas foram diagnosticadas com Covid-19 em Salvador nesta segunda-feira (1º), após serem submetidas a testes rápidos para detecção da doença aplicados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A ação foi realizada em nove bairros, dos quais oito seguem adotando medidas restritivas de combate ao novo coronavírus.

Desde o início da operação, a pasta já verificou cumulativamente 1.204 pessoas nessas oito localidades populosas da capital. Além disso, na Boca do Rio, houve uma blitz visando à realização do exame, em parceria com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).

Os resultados positivos de Covid-19 em cada bairro, detectados no primeiro dia de junho, foram distribuídos da seguinte maneira: Liberdade (42 casos), Periperi (38), Lobato (30), Pernambués (26), Cosme de Farias (26), Massaranduba (20), Plataforma (16), Uruguai (5) e na blitz da Boca do Rio (14).

Aliás, entre essas regiões, haverá encerramento das medidas restritivas na Liberdade, em Massaranduba, em Plataforma e no Uruguai.

Novos locais na lista

A partir desta quarta-feira (3), a prefeitura passará a adotar a estratégia preventiva em mais quatro localidades – Cabula, Fazenda Grande do Retiro, Paripe e Tancredo Neves/Beiru. O anúncio foi feito também nesta segunda-feira, pelo prefeito ACM Neto (DEM), durante entrevista coletiva.

Esses novos bairros foram incluídos na lista de restrições sob a justificativa de terem registrado aumento no número de pacientes infectados. Na Fazenda Grande do Retiro, onde a situação é mais preocupante, 63 pessoas contraíram o novo coronavírus nos últimos sete dias.

Somente no mês de maio, a prefeitura computou 112 casos na região, ao passo que 123 foram contabilizados desde o começo da pandemia, em março.

Todos os dias, a SMS realiza testagem rápida para detecção da Covid-19 enquanto vigorarem as medidas mais severas de restrição nos bairros, sendo que cada localidade recebe 150 testes por dia. A pasta ainda tem efetuado ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, e aferição da temperatura nas ruas.

“Salvador é hoje uma das cidades do Brasil que mais aplica testes, e minha orientação é para que a gente aumente cada vez mais o número de testes. E, claro, quanto mais você testa mais casos você inclui na base de dados”, declarou Neto.

Comentários