Profissionais de saúde agora contam com centro de testagem em Salvador

Em formato drive thru, unidade implantada pela Sesab na Avenida ACM se destina aos trabalhadores encarregados no combate ao novo coronavírus

Com informações do portal Bahia.ba

Nova unidade de testagem rápida é capaz de realizar 240 coletas por dia
Divulgação/Sesab

Com foco nos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus, um centro de testagem rápida, implantado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), começou a funcionar neste sábado (23), na Avenida Antônio Carlos Magalhães, em Salvador.

A nova unidade, montada em formato drive thru, está instalada no Centro de Atenção à Saúde Prof. Dr. José Maria de Magalhães Netto (CAS), em frente ao hipermercado Walmart. O centro, cujo efetivo é constituído por dez funcionários, opera diariamente, das 8 às 17 h.

De acordo com o portal de notícias Bahia.ba, o posto de testagem tem capacidade para realizar 240 coletas por dia. “Devido ao número de profissionais da capital, montamos esse centro como mais uma opção, mas estamos estruturando salas de coleta em todos os hospitais”, disse o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas.

Montada no Centro de Atenção à Saúde, unidade funciona diariamente, das 8 às 17 h
Tirso Lúcio Lyra Júnior/Foursquare – 15/06/2012

O teste do tipo RT-PCR (sigla em inglês para “reação em cadeia da polimerase em tempo real”), considerado padrão ouro para a identificação do genoma viral, é recomendado a todos os profissionais de saúde que apresentem síndrome gripal como suspeita de Covid-19 ou que tenham tido contato com pacientes infectados pela doença, mesmo sendo assintomáticos.

“Recomendamos a testagem regular dos trabalhadores em um intervalo de 14 a 21 dias que atuem nos hospitais estaduais da capital e do interior, independentemente do perfil de atendimento da unidade”, frisou o titular da Sesab.

Para que esteja submetido ao diagnóstico, o profissional deverá solicitar agendamento prévio através do Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador (Siast), ou pelo setor de Recursos Humanos (RH) da unidade em que está lotado. Em seguida, o centro entrará em contato por telefone para informar a data e o horário do exame.

Figurando em oitavo no ranking nacional de Covid-19, o estado da Bahia registrou, até este sábado, 13 mil casos notificados da doença, com 413 óbitos, conforme o boletim divulgado pela secretaria. Cerca de 3.934 pacientes já foram recuperados, enquanto 8.653 permanecem monitorados pela vigilância epidemiológica.

Comentários