Osesp lança versão de “Trenzinho do caipira”, de Villa-Lobos, gravada à distância

Releitura de célebre clássico brasileiro, já disponível no canal da orquestra no YouTube, é dedicada a todos que estão na linha de frente do combate à Covid-19

Com informações da nota da Osesp, disponível abaixo do referido vídeo publicado no YouTube

Matéria atualizada em 18 de maio de 2020, às 19h51

Todos os músicos regravaram uma das famosas obras de Villa-Lobos em suas casas, ao mesmo tempo, sob regência de Thierry Fischer (no alto, à direita)
Reprodução/YouTube/Osesp

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) divulgou, neste sábado (16), em seu canal no YouTube, um clipe da sua versão para o famoso Trenzinho do caipira. Obedecendo às normas de isolamento social, todos os músicos regravaram simultaneamente o clássico de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) em suas respectivas casas, sendo regidos à distância pelo maestro suíço Thierry Fischer, também diretor musical da Osesp.

Em nota que se encontra disponível abaixo do material audiovisual, a orquestra, uma das mais importantes e aclamadas do país, dedica a releitura da composição de um dos notáveis representantes da música erudita brasileira a todos os envolvidos na linha de frente do combate à Covid-19 – médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde.

Ainda segundo o comunicado, assinado pelos diretores artístico e executivo da Osesp, Arthur Nestrovski e Marcelo Lopes, respectivamente, a versão do Trenzinho serve também de “expressão de solidariedade e conforto, para todos que sofrem a angústia de ter parentes e amigos isolados em tratamento hospitalar, e todos que perderam entes queridos durante a pandemia”.

“Estamos juntos neste momento. É isso, também, o que nos diz a música de Villa-Lobos, ressoando como nunca no coração de cada um de nós”, encerra a nota.

O clipe finaliza com um mosaico de 71 retângulos, nos quais são exibidos cada músico, mais o regente, tocando independentemente em seus domicílios, seguido da imagem de uma Sala São Paulo – sede da orquestra – vazia, evidenciando a suspensão de eventos artísticos presenciais, inclusive concertos, como forma de evitar aglomerações.

Para diretores da Osesp, Villa-Lobos sempre tem sido um mestre, pai, irmão e amigo da orquestra
Arquivo

Arcaico e moderno em uma só obra

Parte integrante da série Bachianas brasileiras, composta pelo maestro nas décadas de 1930 e 1940, o Trenzinho do caipira, das Bachianas n° 2, “toca num nervo de nossa identidade mais funda”, conforme a nota da Osesp.

Como o próprio nome sugere, a música consiste na junção do arcaico – personificado na figura do caipira – com o moderno, simbolizado pelo trem, e induz o ouvinte a vibrar com a ideia de uma cultura brasileira, calcada não apenas na tradição e no conhecimento, mas também na experiência popular.

Villa-Lobos sempre tem sido, ao mesmo tempo, um mestre, pai, irmão e amigo da orquestra, fundada em 1954 e mantida pelo governo do estado de São Paulo.

“Sua música faz parte da história da Osesp, jamais deixará de estar presente nos concertos. E não dá para tocar essa música sem lembrar que estamos na antiga Estação Sorocabana, hoje Sala São Paulo, e ao lado da Estação Júlio Prestes”, diz a nota, salientando que “o Trenzinho é um verdadeiro emblema sonoro da Orquestra e da Sala”.

Assistam, a seguir, o clipe da releitura que a Osesp fez para as Bachianas brasileiras n° 2: Trenzinho do caipira, de Heitor Villa-Lobos.

Enfim, esperamos que todos os leitores deste blog, mesmo permanecendo isolados em suas casas, tenham uma excelente apreciação desse belíssimo material audiovisual.

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