ACM Neto lidera desempenho nas redes sociais na pandemia

Pesquisa revela que prefeito de Salvador está melhor posicionado entre seus pares na atuação digital durante a crise gerada pelo novo coronavírus, com 61% do conteúdo publicado

Com informações de Manoel Fernandes, do Sistema Analítico Bites

Desempenho digital de Neto pode ser melhor compreendido na quantidade de interações em seus posts sobre Covid-19
Max Haack/Secom PMS – 14/04/2020

O prefeito de Salvador, ACM Neto, está na dianteira como o melhor interlocutor com a população através de seus perfis oficiais hospedados nas principais redes sociais. Essa foi a conclusão de um levantamento recente do Sistema Analítico Bites, que acompanhou o desempenho de todos os 27 gestores de capitais brasileiras na mídia digital durante a pandemia da Covid-19.

Desde 1º de março, os prefeitos em conjunto publicaram 9.085 posts em suas contas no Facebook, Instagram e Twitter, sendo que 51% do conteúdo está relacionado à doença resultante do novo coronavírus. As publicações de Neto, que também é presidente nacional do Democratas (DEM), atingiram 61%, ao passo que o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, do Republicanos, obteve 51%.

Conforme avalia o sócio-diretor do Bites, Manoel Fernandes, a atuação de Neto na esfera digital pode ser melhor compreendida na quantidade de interações acumuladas em suas publicações inerentes à Covid-19. Os 4.679 posts dos prefeitos de capitais acerca do tema durante o período analisado obtiveram 5,3 milhões de interações nas redes sociais – curtidas, comentários, compartilhamentos e retuítes.

“Dentro desse universo, o prefeito de Salvador fez 5% das publicações e registrou 26% das interações, quinze pontos percentuais acima de Crivella, o segundo colocado nessa variável”, examinou o analista.

Segundo em número de fãs

A pesquisa também posicionou os 20 posts mais disseminados na internet produzidos pelos gestores; dentre eles, ACM Neto publicou 15. Levando em consideração o ranking dos 27 chefes do Executivo das capitais com o maior número de seguidores nas redes sociais, o da capital baiana figura em segundo lugar, totalizando 1,6 milhão. Já a liderança nesse quesito cabe a Crivella, que acumula 2,6 milhões de seguidores.

“Antes da crise da Covid, o prefeito, que tem o apoio de uma equipe digital, adotava um estilo bem leve na sua estratégia nas redes sociais. Fazia brincadeiras, transmissões ao vivo e conversava com a população”, comentou Fernandes.

Ele assegura que, na pandemia, o gestor soteropolitano ficou mais sério e, embora esteja no campo oposto ao de Rui Costa (PT), Neto também se comprometeu em atuar em parceria com o governador da Bahia.

Ambos publicaram conteúdos relatando ações conjuntas para discutir a emergência em saúde pública gerada pelo coronavírus. Sobre esse tópico, enquanto Rui incluiu 12 posts em suas páginas nas redes sociais, o prefeito de Salvador produziu apenas cinco. O levantamento revelou ainda que, desde 1º de março, o governador publicou 256 textos relacionados à Covid-19, conseguindo 1,5 milhão de interações.

Comentários