ACM Neto lidera desempenho nas redes sociais na pandemia
Pesquisa
revela que prefeito de Salvador está melhor posicionado entre seus pares na
atuação digital durante a crise gerada pelo novo coronavírus, com 61% do
conteúdo publicado
Com
informações de Manoel Fernandes, do Sistema
Analítico Bites
Desempenho
digital de Neto pode ser melhor compreendido na quantidade de interações em seus
posts sobre Covid-19
Max
Haack/Secom PMS – 14/04/2020
O
prefeito de Salvador, ACM Neto, está na dianteira como o melhor interlocutor
com a população através de seus perfis oficiais hospedados nas principais redes
sociais. Essa foi a conclusão de um levantamento recente do Sistema Analítico
Bites, que acompanhou o desempenho de todos os 27 gestores de capitais
brasileiras na mídia digital durante a pandemia da Covid-19.
Desde
1º de março, os prefeitos em conjunto publicaram 9.085 posts em suas contas no Facebook,
Instagram e Twitter, sendo que 51% do conteúdo está relacionado à doença resultante
do novo coronavírus. As publicações de Neto, que também é presidente nacional
do Democratas (DEM), atingiram 61%, ao passo que o prefeito do Rio de Janeiro,
Marcelo Crivella, do Republicanos, obteve 51%.
Conforme
avalia o sócio-diretor do Bites, Manoel Fernandes, a atuação de Neto na esfera
digital pode ser melhor compreendida na quantidade de interações acumuladas em
suas publicações inerentes à Covid-19. Os 4.679 posts dos prefeitos de capitais acerca do tema durante o período
analisado obtiveram 5,3 milhões de interações nas redes sociais – curtidas,
comentários, compartilhamentos e retuítes.
“Dentro
desse universo, o prefeito de Salvador fez 5% das publicações e registrou 26%
das interações, quinze pontos percentuais acima de Crivella, o segundo colocado
nessa variável”, examinou o analista.
Segundo
em número de fãs
A
pesquisa também posicionou os 20 posts
mais disseminados na internet produzidos pelos gestores; dentre eles, ACM Neto
publicou 15. Levando em consideração o ranking
dos 27 chefes do Executivo das capitais com o maior número de seguidores nas
redes sociais, o da capital baiana figura em segundo lugar, totalizando 1,6
milhão. Já a liderança nesse quesito cabe a Crivella, que acumula 2,6 milhões
de seguidores.
“Antes
da crise da Covid, o prefeito, que tem o apoio de uma equipe digital, adotava
um estilo bem leve na sua estratégia nas redes sociais. Fazia brincadeiras,
transmissões ao vivo e conversava com a população”, comentou Fernandes.
Ele
assegura que, na pandemia, o gestor soteropolitano ficou mais sério e, embora esteja
no campo oposto ao de Rui Costa (PT), Neto também se comprometeu em atuar em parceria
com o governador da Bahia.
Ambos
publicaram conteúdos relatando ações conjuntas para discutir a emergência em
saúde pública gerada pelo coronavírus. Sobre esse tópico, enquanto Rui incluiu 12
posts em suas páginas nas redes
sociais, o prefeito de Salvador produziu apenas cinco. O levantamento revelou
ainda que, desde 1º de março, o governador publicou 256 textos relacionados à
Covid-19, conseguindo 1,5 milhão de interações.
Comentários