Alimentação equilibrada ajuda a fortalecer imunidade

Diversos alimentos possuem nutrientes que contribuem para aumentar eficiência das defesas do organismo

Matéria atualizada em 9 de maio de 2020, às 00h21

Laranja, limão e tangerina, por serem ricos em vitamina C, auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico
Shutterstock

Uma alimentação saudável e equilibrada é crucial para fortalecer o sistema imunológico, a fim de se proteger dos ataques promovidos por certos micro-organismos, entre eles o novo coronavírus. Portanto, diversos alimentos possuem substâncias que contribuem para a intensificação dos mecanismos de defesa do corpo humano, especialmente em tempos de pandemia.

Em vídeo gravado para a TV Alba (canal 61.2 HD), emissora da Assembleia Legislativa da Bahia, a nutricionista clínica e esportiva Tâmara Ferreira, de Salvador, recomenda o consumo de uma variedade de produtos benéficos à imunidade física durante o período da quarentena, começando pela ingestão diária de líquidos.

“O consumo adequado de água, água de coco e sucos, de preferência naturais, favorece a hidratação, repõe os eletrólitos e, dessa forma, contribui para manter o nosso sistema imunológico muito mais eficiente”, explicou.

Tâmara ainda pontua que as frutas ricas em vitamina C, como goiaba, laranja, limão e tangerina, auxiliam no fortalecimento do sistema imune, enquanto as folhas de coloração verde-escura – couve, agrião, espinafre, rúcula, brócolis, entre outras –, por serem fontes de ferro e ácido fólico (vitamina B9), contribuem para elevar a quantidade de glóbulos brancos (leucócitos), que são as células de defesa do nosso organismo.

Conforme Tâmara (foto acima), ingestão de alimentos fermentados contribui para modular intestino
Reprodução/YouTube/TV Alba

Zinco e selênio

Além disso, a nutricionista enumera alguns alimentos ricos em zinco e selênio, como castanha-do-pará, castanha de caju, nozes e amendoim, que também ajudam a potencializar nossa imunidade. O mesmo benefício também se aplica ao ingerir iogurte, batata yacon – uma espécie de tubérculo originária da região andina da América do Sul – e alimentos fermentados, vitais para o equilíbrio da flora intestinal.

“Eles (os alimentos fermentados) irão aumentar as bactérias boas do nosso intestino, reduzir as bactérias ruins e, dessa forma, contribuir para modular o nosso intestino, já que ele é um importante órgão imunomodulador (tem a função de regular as reações imunológicas do organismo)”, avaliou.

Segundo Tâmara Ferreira, o consumo de produtos enriquecidos em ácidos graxos ômega-3, como certos tipos de peixes (atum, sardinha, entre outros), e em fibras, como grãos e sementes – aveia, chia, linhaça, feijão, etc. –, também desempenha um papel fundamental na eficiência dos mecanismos de defesa contra a proliferação de vírus, bactérias e outros agentes nocivos.

Diversas frutas e vegetais, a exemplo da cenoura, beterraba, chuchu, abóbora, abacaxi e acerola, contêm compostos bioativos que atuam na otimização do sistema imunológico, assim como o alho, a cebola, o açafrão e o leite. “Todos eles, juntos, numa alimentação saudável e equilibrada, irão contribuir para deixar a nossa imunidade muito mais eficiente”, afirmou a nutricionista.

Confira abaixo o vídeo produzido pela TV Alba com o depoimento da nutricionista Tâmara Ferreira, no qual ela dá algumas dicas de alimentos que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico humano, protegendo o nosso corpo inclusive do novo coronavírus.


Comentários