Seminário virtual discute novos rumos para os centros históricos

Entre quarta e sexta-feira, Instituto ACM promove webinar com participação de renomados especialistas em várias áreas, que debaterão soluções inovadoras para sítios históricos em tempos de pandemia

Com informações do site oficial do evento e do portal Correio*

Matéria atualizada em 2 de setembro de 2020, às 3h14


Entre os pontos a serem questionados está reaproximação de turistas e soteropolitanos com lugares históricos
Hugo Gonçalves – 21/01/2018


Neste ano, o Instituto Antônio Carlos Magalhães de Ação, Cidadania e Memória resolveu se reinventar, promovendo um webinar no qual especialistas em patrimônio, cultura, inovação e turismo irão debater soluções inovadoras para os sítios históricos no contexto de pandemia. Denominado Centros Históricos e os Novos Tempos, o seminário virtual será composto por três painéis temáticos, transmitidos entre estas quarta-feira (2) e sexta-feira (4), pelo canal do Instituto ACM no YouTube, sempre a partir das 10 h.

Entre os profissionais de prestígio em suas áreas, convidados para a iniciativa, estão o músico Carlinhos Brown, a arquiteta, urbanista e presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, o diretor teatral e presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, o designer Gringo Cardia, o empresário e chief executive officer (CEO) do Fera Palace Hotel, Antônio Mazzafera, e o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Bahia (Abrasel-BA), Luiz Henrique do Amaral.

O ciclo de palestras (veja programação completa abaixo), promovido dentro da Semana ACM com o apoio da Rede Bahia, sob a chancela do programa Patrimônio Bahia, irá discutir desafios e possíveis respostas para se constituir um território mais pulsante e inovador, baseando-se em cases de sucesso nos âmbitos local, nacional e internacional – como o Porto Digital, no Recife, considerado um dos principais polos de tecnologia da América Latina.

Além disso, o webinar abordará questões inerentes às novas vivências nos lugares em um momento caracterizado pelo isolamento e distanciamento sociais. Entre essas problemáticas estão reaproximar os turistas e moradores da cidade de Salvador dos centros históricos e impulsionar o patrimônio e os negócios locais, além de delinear novas estratégias com vocação para o setor cultural nesses territórios e em seus entornos, abrangendo desde eventos, como o Carnaval, até museus.

Espaço reservado ao turismo

Um dos setores da economia mais impactados pela pandemia do novo coronavírus – transmissor da Covid-19 –, o turismo terá espaço cativo no encontro virtual. Com a reabertura em diversos países, as atividades começam a ser retomadas gradualmente, com novos comportamentos adquirindo prioridade. Portanto, o seminário dedicará um painel especial, no terceiro e último dia, para debater os rumos inéditos do trade turístico na capital baiana, no Brasil e no mundo na atual conjuntura.

“Vamos ouvir pessoas criativas, que estão conseguindo sair do outro lado, fazer acontecer, que podem ajudar a gente agora. O que nós precisamos agora é transpor o turismo de experiência para o ambiente virtual. Até chegar a uma vacina, essa é a saída”, comentou a superintendente do Instituto ACM, Cláudia Vaz, à reportagem do jornal Correio*.

As inscrições para o webinar Centros Históricos e os Novos Tempos são gratuitas. Para participar do evento online, os interessados devem preencher o formulário que se encontra no endereço eletrônico semanaacm.ibahia.com, inserindo o nome completo, o e-mail e o número do celular, clicando em seguida no botão “Quero participar”. No site também é possível obter informações detalhadas sobre os palestrantes, bem como as temáticas abordadas por cada um deles.


Nomes como Brown, Tânia, Guerreiro e Amaral (de cima para baixo) marcarão presença no webinar
Mosaico montado por Hugo Gonçalves a partir de fotos: Divulgação


Programação

02/09 (quarta-feira) – Território resiliente: patrimônio, inovação e moradia em tempos de distanciamento social

Palestrantes

Carlinhos Brown – Músico, compositor, produtor musical, empresário e agente de transformação social;

Pierre Lucena – Presidente do Porto Digital, no Recife, e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE);

Tânia Scofield – Arquiteta, urbanista e presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), da Prefeitura de Salvador;

Washington Fajardo – Fellow na Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, e ex-presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, no Rio de Janeiro.

Mediador: Fernando Guerreiro – Diretor teatral, gestor cultural, comunicador e presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), da Prefeitura de Salvador.


03/09 (quinta-feira) – Do Carnaval aos museus: como promover cultura nos centros históricos e arredores

Palestrantes

Antônio Risério – Antropólogo, poeta, ensaísta e historiador;

Branca Neves – Diretora de Projetos da Direção Municipal de Economia e Inovação da Prefeitura de Lisboa, em Portugal;

Fernando Guerreiro – Diretor teatral, gestor cultural, comunicador e presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), da Prefeitura de Salvador;

Gringo Cardia – Arquiteto, designer, artista visual e curador de museus e exposições.

Mediador: Aldri Anunciação – Ator, dramaturgo, diretor teatral e apresentador do programa Conexão Bahia, da TV Bahia.


04/09 (sexta-feira) – O novo planejamento para o turismo nos centros históricos

Palestrantes

Antônio Mazzafera – Empresário, fundador e CEO da Fera Investimentos, mantenedora do Fera Palace Hotel, no centro de Salvador;

Carlos Humberto da Silva Filho – CEO founder da startup Diáspora Black;

Guilherme Paulus – Chairman do Grupo GJP Hotéis & Resorts;

Luiz Henrique do Amaral – Presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Bahia (Abrasel-BA) e secretário municipal de Cultura, Turismo e Esporte de Vera Cruz, na ilha de Itaparica (BA).

Mediadora: Camila Marinho – Jornalista, apresentadora e repórter da TV Bahia.


Serviço

Evento: Semana ACM apresenta webinar Centros Históricos e os Novos Tempos

Período: 02/09 (quarta-feira) a 04/09 (sexta-feira)

Horário: 10h00 às 11h30

Canal: Instituto ACM, no YouTube, mediante inscrição gratuita prévia no site do encontro

Comentários