Baile Concerto faz Melhores Momentos Musicais entrar no clima da folia

No ar a partir de ontem, quarta postagem do blog multimídia revive edição de 2019 do espetáculo pré-carnavalesco da Osba, realizado no TCA com presenças de convidados especiais

Matéria atualizada em 13 de setembro de 2020, à 0h50


Prévia do Carnaval do ano passado, que harmonizou as músicas popular e erudita, integrou 13ª temporada do Domingo no TCA
Reprodução/Hugo Gonçalves


Apesar do isolamento social imposto pela pandemia, o Melhores Momentos Musicais já entrou no ritmo de Carnaval! Nesta terça-feira (8), o blog multimídia publicou sua quarta postagem, que revisita trechos da edição de 2019 do Baile Concerto da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). O espetáculo é promovido anualmente na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), sempre nos domingos que precedem a festa momesca.

Harmonizando o universo popular com a música erudita, o evento pré-carnavalesco, que integrou a programação da 13ª temporada do projeto Domingo no TCA, foi apresentado em 24 de fevereiro do ano passado. Para animar o astral da plateia – onde espectadores se tornaram “foliões” por um dia –, a Osba, sob a regência do maestro Carlos Prazeres, recebeu o trio Bailinho de Quinta e Armandinho Macedo com sua guitarra baiana.

Em meio a um repertório plural, apenas cinco canções haviam sido previamente registradas por este jornalista para compor a amostra audiovisual de oito minutos. O compacto do show, que trouxe para o conforto do teatro uma atmosfera de avenida, começa com uma releitura orquestral do contagiante frevo Balança o saco, do grupo pernambucano Som da Terra, sucesso do Carnaval de 1986.

Na sequência, uma maratona de reinterpretações de outros clássicos de antigos carnavais em uma perfeita combinação de ritmos diversos. O samba-reggae A luz de Tieta, de Caetano Veloso – que prestigiou o espetáculo na plateia –, antecede no vídeo a Patuscada de Gandhi, pérola do cancioneiro do afoxé mais famoso da Bahia, imortalizada na voz do mestre Gilberto Gil.

Armandinho, por sua vez, teve a incumbência de encerrar aquela oportunidade mágica. Ao ressoar seu instrumento eletrizado – um dos símbolos da nossa folia – construiu uma ponte entre Pernambuco e Bahia emendando Vassourinhas com os acordes iniciais da antológica Chame gente, parceria do guitarrista com Moraes Moreira (1947-2020). Nessa última, houve participação do público, que cantou a letra em uníssono.

O quarto vídeo do Melhores Momentos Musicais termina prestando uma justa e respeitosa homenagem a Moraes, um ícone de tantos carnavais, ao som de Chão da praça, uma de suas obras-primas mais relevantes. No registro, a música aparece interpretada simultaneamente pela orquestra anfitriã e seus convidados, em gravação feita por este jornalista durante o Baile Concerto de 2019.

Informações mais detalhadas podem ser obtidas acessando o link a seguir: melhoresmomentosmusicais.blogspot.com/2020/09/orquestra-sinfonica-da-bahia-osba-no.html. Nele também é possível assistir ao material audiovisual em questão, que elenca as canções mencionadas nesta matéria, gravadas durante o memorável show pré-carnavalesco.


Ao som do clássico Chão da praça, na versão da Osba e seus convidados, vídeo encerra com tributo ao eterno Moraes Moreira
Arte: Hugo Gonçalves sobre foto de Evandro Veiga/Arquivo Correio* – 2011


Melhores Momentos Musicais

Desde 2020 propagando a boa música baiana através do audiovisual autoral.

melhoresmomentosmusicais.blogspot.com

 

Hugo Gonçalves

Jornalista (SRTE/BA 4507)

E-mail: hugogoncalvesjornalismo@gmail.com

Salvador, 9 de setembro de 2020

Comentários