Neste ano, celebrações ao 2 de Julho na Lapinha serão reservadas

Somente imprensa e autoridades terão acesso às comemorações pela independência da Bahia, conquistada há 197 anos

Com informações da assessoria de comunicação do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB)

Matéria atualizada em 2 de julho de 2020, às 2h26


Pela primeira vez, homenagens à data cívica da Bahia não contarão com aglomerações
Hugo Gonçalves – 02/07/2014


Nesta quinta-feira (2), se comemoram os 197 anos da consolidação da independência do Brasil na Bahia, fruto de heroicas batalhas do seu próprio povo contra a dominação portuguesa, entre junho de 1822 e julho de 1823. Entretanto, devido à pandemia, as tradicionais celebrações da data magna do estado neste ano não contarão com aglomerações, sendo reservadas apenas às autoridades civis e militares e aos profissionais de veículos de imprensa.

As atividades solenes em homenagem aos Heróis da Independência, no Largo da Lapinha, terão início às 8h00, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Salvador. A participação na cerimônia será restrita ao governador Rui Costa (PT), ao prefeito ACM Neto (DEM), e aos presidentes da Assembleia Legislativa (Alba), deputado Nelson Leal (Progressistas), e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Eduardo Morais de Castro.

Em seguida, às 8h15, haverá uma coletiva de imprensa, onde as autoridades citadas concederão entrevista – jornalistas, cinegrafistas e fotógrafos irão permanecer em uma área reservada. Finalmente, às 8h30, autoridades civis e militares irão depositar as flores em memória aos Heróis da Independência, na estátua do General Labatut. Segundo a assessoria do IGHB, toda a área do Largo da Lapinha estará interditada por gradil.


Encontro de Filarmônicas integra programação de atividades transmitidas online
Divulgação


Pelas redes sociais

Já na programação virtual, entre 2 e 7 de julho, no canal da Fundação Gregório de Mattos (FGM) no YouTube a partir do horário de entrada, serão transmitidos filmes, jogos educativos e rodas de conversa relacionados à Independência da Bahia (confira mais detalhes clicando aqui), somados a uma edição especial online do 29º Encontro de Filarmônicas com o maestro Fred Dantas. Após esse período, o IGHB também disponibilizará todo o conteúdo audiovisual em suas redes sociais.

Além disso, a fotografia terá espaço garantido na programação comemorativa digital. Entre os dias 2 e 6, será realizada a mostra Click no 2 de Julho, nos perfis da FGM e do IGHB no Facebook (facebook.com/fgmcultura e facebook.com/InstitutoHistoricoDaBahia) e no Instagram (instagram.com/fgmoficial e instagram.com/ighbahia), nos quais será postada uma foto por dia do desfile cívico, complementada por textos explicativos sobre os elementos vinculados à efeméride. Todas as imagens foram documentadas por Marisa Vianna.

Os seguidores também terão a oportunidade de participar da exposição virtual, postando, em suas redes, fotos das celebrações ao 2 de Julho em qualquer ano, usando a hashtag #clicknodoisdejulho e marcando a FGM (Instagram: @fgmoficial e Facebook: @fgmcultura). Na próxima terça-feira (7), um álbum com as fotos selecionadas durante a semana estará disponível nos perfis dos órgãos encarregados da realização das homenagens.

Comentários