Programa de unidade baiana para autistas capacita profissionais de saúde

Destinada a servidores da rede estadual de atenção à saúde, iniciativa de educação permanente será ministrada à distância

Com informações da assessoria de comunicação do CRE-TEA

Matéria atualizada às 22h07


Primeiro dos quatro encontros virtuais do curso acontece no próximo dia 24
Divulgação/CRE-TEA


Fruto de uma parceria entre a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Liga Álvaro Bahia contra a Mortalidade Infantil (Labcmi), o Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA) oferece um programa de educação permanente, vocacionado aos profissionais atuantes na rede estadual de atenção à saúde.

A iniciativa, ministrada na modalidade de ensino à distância (EAD), será realizada com enfoque na “Atenção integral à pessoa com Transtorno do Espectro Autista no Sistema Único de Saúde”. Previstos para os dias 24 de março, 28 de abril, 26 de maio e 30 de junho, os encontros virtuais interativos acontecem sempre às quartas-feiras, das 14h30 às 16h30.

Contemplando quatro módulos, o programa remoto de capacitação terá carga horária total equivalente a 24 horas, sendo 8 horas de atividades assíncronas e 16 de atividades síncronas. Após a conclusão do curso, um certificado com carga horária será entregue a cada participante.

Os módulos são os seguintes: Políticas Públicas para o TEA no Sistema de Saúde (24/03), Epidemiologia, Etiologia e Diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (28/04), Diagnóstico Diferencial e Comorbidades no Transtorno do Espectro Autista (26/05) e Tratamento do Transtorno do Espectro Autista (30/06). Os interessados podem se inscrever gratuitamente, preenchendo o formulário disponível neste link.


CRE-TEA funciona no prédio da antiga Escola de Puericultura, no Campo Grande
Elói Corrêa – 30/03/2017


Apoio matricial

Segundo a assessoria de imprensa do CRE-TEA, o programa integra o objetivo essencial da unidade de realizar o apoio matricial dos profissionais de saúde, capacitando-os para fornecer serviços de atendimento aos pacientes com TEA nos municípios do interior da Bahia.

“Hoje, o TEA é um dos transtornos psiquiátricos mais prevalentes. Sendo assim, profissionais de saúde que tenham uma expertise mínima nessa área é algo necessário. O apoio matricial é atualmente uma grande ferramenta para dar resolutividade e trabalhar o paciente no território, tudo o que preconiza o SUS”, ponderou a coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa do CRE-TEA, Márcia Pinho.

O CRE-TEA é uma unidade da Sesab, gerida pela Liga Álvaro Bahia, entidade mantenedora do Martagão Gesteira – Hospital da Criança. Inaugurado em novembro de 2016, o centro se localiza no Campo Grande, em Salvador, funcionando em um prédio doado à organização social. Antes, o edifício abrigou a Escola de Puericultura Raymundo Pereira de Magalhães, fundada pela Liga em 1937.


Serviço

Curso: “Atenção integral à pessoa com Transtorno do Espectro Autista no Sistema Único de Saúde”

Datas: 24/03, 28/04, 26/05 e 30/06 (quartas-feiras)

Horário: 14h30 às 16h30

Modalidade: Ensino à distância (EAD)

Carga horária total: 24 horas

Inscrições: Gratuitas, através da página bit.ly/EducaçãoPermanente_CRE-TEA


Programação

Módulo I (24/03): Políticas Públicas para o TEA no Sistema de Saúde

Módulo II (28/04): Epidemiologia, Etiologia e Diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista

Módulo III (26/05): Diagnóstico Diferencial e Comorbidades no Transtorno do Espectro Autista

Módulo IV (30/06): Tratamento do Transtorno do Espectro Autista

Comentários