Espetáculo reflete sobre exploração da mulher negra no trabalho e na sociedade

Com transmissão online, monólogo Sin&Nhá, escrito e estrelado por Carol Carvalho, permite cruzar o universo das lojas de departamentos com diversos elementos do racismo estrutural

Com informações da assessoria de comunicação do espetáculo

Matéria atualizada em 11 de março de 2021, às 15h53


Ex-atendente negra de loja de departamentos, atriz convida espectadores para acompanharem as múltiplas reflexões sociais da Sin&Nhá
Lucas Sato/Divulgação

 

Através das múltiplas abordagens cênicas e documentais, um espetáculo online propõe refletir sobre a exploração e a subjetividade do e no corpo da mulher negra não apenas no mercado de trabalho, mas também nas relações sociais. Estrelado por uma ex-funcionária do ramo varejista, o monólogo Sin&Nhá será transmitido nos dias 12, 13, 19 e 20 deste mês, sempre às 20 h, no canal do Teatro Sesi Rio Vermelho no YouTube.

Com uma estrutura fragmentada e performativa, a montagem escrita e atuada pela atriz, criadora e dramaturga soteropolitana Carol Carvalho – ela mesma uma ex-atendente negra de uma loja de departamentos –, sob a direção de Allison de Sá, traz como plano de fundo o cruzamento entre o universo do segmento onde trabalhou e os diversos elementos constituintes do racismo estrutural.

Tendo os relatos, depoimentos, documentos e pesquisas com foco na violência simbólica e psicológica sofrida pela mulher negra contemporânea como fios condutores do espetáculo, Carol convida os espectadores para acompanharem de perto as mais diferentes reflexões sociais das fictícias Lojas Sin&Nhá – cujo nome faz uma irreverente alusão a uma cadeia varejista de modas mundialmente famosa.

Nesta quinta-feira (11) e na próxima (18), sempre às 20 h, haverá a exibição do videodocumentário Sin&Nhá: entre o palco, a vida real e os bastidores, também no canal do Teatro Sesi. A produção surge com a proposta de oportunizar a ocupação do lugar de fala das personas da vida real inspiradas no monólogo, bem como quebrar o silenciamento de narrativas negras.

O videodocumentário, também produzido por Carol Carvalho, narra os itinerários trilhados por três mulheres negras que desempenham suas funções no setor do varejo. Além disso, o conteúdo audiovisual incorpora na sua estrutura depoimentos e denúncias anônimas de mulheres vítimas de diversas categorias de violência associadas a gênero e raça, que ainda reverberam nos seus respectivos ambientes de trabalho.


Proposta do videodocumentário é oportunizar lugar de fala das personas inspiradas no espetáculo, além de quebrar o silêncio de narrativas negras
Divulgação


Para cada negra, inúmeras histórias

Em parceria com a equipe que atuou na mesma loja de departamentos, a atriz tenta dar voz às histórias de cada mulher negra que a inspirou e impulsionou durante o processo de escrita e concepção do monólogo, revelando as suas amplificadas trajetórias e subjetividades – sonhos, personalidade, empoderamento, violências, preconceitos e manifestos contrários ao racismo que perpetua até hoje na sociedade brasileira.

“Mas a programação não para por aí, não. Assim que acabar a transmissão, corre para a página do espetáculo Sin&Nhá (no Instagram), porque estaremos realizando lives temáticas, com convidadas maravilhosas, e espero vocês lá”, convocou Carol, em um vídeo publicado nesta quarta-feira (10), na própria rede social da montagem.

O projeto Sin&Nhá conta com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura (SecultBA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) – Programa Aldir Blanc Bahia – via Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), direcionada pelo Governo Federal por meio da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo.


Serviço

Espetáculo Sin&Nhá

Atuação e roteiro: Carol Carvalho

Direção: Allison de Sá

Datas: 12 e 19/03 (sextas-feiras), 13 e 20/03 (sábados)

Horário: 20 h

Canal: Teatro Sesi Rio Vermelho, no YouTube


Videodocumentário Sin&Nhá: entre o palco, a vida real e os bastidores

Produção: Carol Carvalho

Datas: 11 e 18/03 (quintas-feiras)

Horário: 20 h

Canal: Teatro Sesi Rio Vermelho, no YouTube

Observação: Logo após a exibição do documentário, serão realizadas lives temáticas, no perfil do espetáculo no Instagram, com a presença de convidadas negras.

Comentários