Internos de unidade da Fundac participam de oficinas de jardinagem
Na Bahia, elaboração de artefatos e cultivo de plantas ajudam a aliviar estresse e ansiedade de jovens que cumprem medida socioeducativa na pandemia
Com informações da assessoria de comunicação do órgão
Matéria atualizada às 21h25
Educandos baianos que cumprem medida socioeducativa na Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) executam, nas oficinas de artefatos decorativos e ornamentação de plantas, trabalhos manuais que visam a ocupar seu tempo para estimular a prática de habilidades. Enquanto a liberdade dos jovens está temporariamente cerceada em decorrência da pandemia de Covid-19, as atividades de jardinagem podem se tornar fortes aliadas no combate ao estresse e à ansiedade.
A ação pedagógica ocorre na Comunidade de Atendimento Socioeducativo do Centro Industrial de Aratu (Case CIA) – unidade da Fundac situada na Estrada CIA-Aeroporto, que atende internos da Região Metropolitana de Salvador (RMS) – sob a orientação do instrutor Carlos Alberto. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão estadual, as oficinas culminaram na formação de um ambiente repleto de cores e plantas, revitalizando intensamente o espaço de convivência da unidade.
Durante as aulas, os internos – que estão entre os vulneráveis ao contágio pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) – também estão aprendendo a produzir peças para a decoração de ambientes, como jardineiras e vasos. “Além do aprendizado de um novo ofício, propriamente dito, a oficina proporciona bem-estar aos alunos participantes”, afirmou a coordenadora pedagógica da Case CIA, Neci Neves.
Conforme a assessoria da Fundac, as oficinas de elaboração de artefatos e cultivo de plantas ornamentais possuem atualmente 17 educandos, sendo auxiliados por outros 12. Apesar de já terem concluído o programa, os educandos auxiliares continuam exercendo atividades de monitoria juntamente com o instrutor.
Sobre a Case CIA
Localizada às margens da Estrada CIA-Aeroporto, já no trecho da capital, a Case CIA é uma das seis unidades de internação mantidas pela fundação, vinculada à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (SJDHDS). Foi inaugurada em março de 1998 objetivando ampliar o atendimento a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa na RMS.
Em unidades como essa, jovens
de 12 a 18 anos que cometeram algum ato infracional estão submetidos a regime
de internação pelo período máximo de três anos, além de aguardar a decisão
judicial enquanto eles cumprem internação provisória.
Comunidade de Atendimento Socioeducativo do CIA (Case CIA)
Endereço: Estrada CIA-Aeroporto, s/nº, Jardim
Campo Verde/Barro Duro – Salvador – BA
Telefone: (71) 3216-9000
E-mail: case.cia@fundac.ba.gov.br
Horário de
atendimento: 8 às 17
h
Observação: As visitas estão suspensas em função
da pandemia (confira detalhes aqui)
Comentários