Adaptado para formato "online", monólogo questiona ofício de artista

Na nova temporada de Ave de Areia, adequada ao contexto da pandemia, público assiste a performance de uma atriz que se depara com as memórias da sua vida profissional

Com informações da assessoria de comunicação do espetáculo

Matéria atualizada em 16 de março de 2021, às 22h03


Por meio do universo do artista e seus contextos de desvalorização da profissão, espetáculo atuado por Laura Sarpa (acima) aborda conceito individual de plano B
Rodrigo Menezes/Divulgação – 10/07/2018


Encenado anteriormente nos palcos físicos baianos e cariocas, o espetáculo Ave de Areia entra agora em sua quinta temporada, mas em um novo formato, tecendo um panorama inédito sobre o teatro online. Na montagem – totalmente reconfigurada para o ambiente virtual –, o público confere a performance de uma atriz que, durante o ensaio para um novo projeto, se depara com suas memórias artísticas, questionando suas escolhas pertinentes ao futuro e à sobrevivência financeira e psicológica.

Com apenas Laura Sarpa no elenco, o monólogo retorna à cena em um momento de incertezas e adequações advindas da pandemia de Covid-19, visando a ampliar a reflexão acerca das relações do indivíduo com o seu trabalho desempenhado na sociedade atual. Por intermédio do universo do artista e de seus contextos de desvalorização do ofício, Ave de Areia aborda o conceito de plano B de cada pessoa, convidando os espectadores a uma retrospectiva de suas próprias decisões, rotinas e sonhos realizados ou não.

O texto do espetáculo, dirigido por Elisa Mendes, traz a assinatura do dramaturgo e professor Gildon Oliveira. Sua estreia no Palacete das Artes, em Salvador – daí a ideia de voltar ao espaço através do seu canal no YouTube –, em 2015, rendeu-lhe duas indicações ao Prêmio Braskem de Teatro naquele ano, nas categorias Melhor Atriz e Melhor Direção. No ar desde o último dia 11, a transmissão da nova temporada segue nos próximos dias 18 e 25, encerrando-se em 1º de abril – sempre às quintas-feiras e às 19 h.

Além da exibição da montagem, a programação contempla ainda lives com bate-papos nos quais se discutem os desafios das práticas de ensino em novas tecnologias, da gestão de espaços culturais no período da pandemia e da nova linguagem do teatro online, entre outros assuntos. Com periodicidade semanal, as lives estão sendo transmitidas desde a última sexta-feira (12), no perfil do monólogo no Instagram.

Processo colaborativo

A criação de Ave de Areia se deu de forma colaborativa, quando Laura Sarpa – já formada em Artes Cênicas com ênfase em Interpretação Teatral pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), em 2013 – teve a iniciativa de convidar Elisa e Gildon. O processo floresceu a partir da inquietação da atriz em debater a produção teatral e expor as questões que rondam os profissionais das múltiplas linguagens artísticas, com a proposta de dialogar e refletir sobre a sua possibilidade de continuar exercendo seu ofício cultural, bem como perseverar no ramo apesar das suas dificuldades.

Doutora em Artes Cênicas pela Ufba, acumulando mais de 30 anos de experiência no segmento artístico baiano, a diretora Elisa Mendes foi indicada algumas vezes no Prêmio Braskem de Teatro pela direção de espetáculos como Joana d’Arc (2009) e Lampião e Maria Bonita (2005), que circularam País afora através dos projetos Palco Giratório Sesc, Caravana Funarte e Circuito Cultural Banco do Brasil.

Já o roteirista Gildon Oliveira – doutorando em Dramaturgia pela mesma instituição e premiado por alguns de seus textos – também integrou a Oficina de Teledramaturgia para Novos Autores da Rede Globo, em 2010, e estava entre os finalistas da primeira edição do Concurso Nacional de Roteiros, promovida em 2013 pelo autor de telenovelas e minisséries Aguinaldo Silva.

O espetáculo Ave de Areia é realizado com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura (SecultBA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) – Programa Aldir Blanc Bahia – via Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), direcionada pelo Governo Federal por meio da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo.


Serviço

Espetáculo: Ave de Areia

Atuação: Laura Sarpa

Direção: Elisa Mendes

Roteiro: Gildon Oliveira

Produção: Carol Carvalho

Datas: 11/03, 18/03, 25/03 e 01/04 (quintas-feiras)

Horário: 19 h

Canal: Palacete das Artes, no YouTube

Ingresso: Gratuito


P. S.: Para acompanhar as novidades de Ave de Areia, acesse os perfis do monólogo no Facebook (facebook.com/avedeareia) e no Instagram (@laura_sarpa).

Comentários