Show Preta Brasileira é tema de nova publicação do Melhores Momentos Musicais

Terceira postagem do blog multimídia explora trechos captados em edição especial do espetáculo de Juliana Ribeiro, que marcou abertura da temporada 2020 do Domingo no TCA

Matéria atualizada às 19h26


Apresentado em janeiro, espetáculo da cantora, compositora e historiadora baiana marcou pré-lançamento de CD
Reprodução/Hugo Gonçalves


O blog Melhores Momentos Musicais publicou, nesta terça-feira (25), a sua terceira postagem, na qual aborda fragmentos audiovisuais da edição especial do show Preta Brasileira, de Juliana Ribeiro. Realizado na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), em 19 de janeiro deste ano, o espetáculo híbrido e pulsante abriu a décima quarta edição do projeto Domingo no TCA, que desde 2007 oferece ao público baiano apresentações qualificadas nas múltiplas linguagens artísticas, com ingressos a R$ 1.

Com direção artística de Hebe Alves e musical de Marcos Bezerra, que tocou violão na quase totalidade do repertório, a ação marcou o pré-lançamento do álbum homônimo da cantora, compositora, historiadora e agora mãe – sua filha, de nome Sonora, nasceu em 20 de maio último. A apresentação, cuja ideia era enaltecer o lugar da mulher contemporânea no campo da música, resultou de minuciosas pesquisas realizadas pela artista soteropolitana sobre as matrizes afro-brasileiras.

No conteúdo de mais um registro audiovisual produzido por este jornalista para o Melhores Momentos Musicais – que possui onze minutos de duração –, Juliana, em companhia de uma banda formada por músicos experientes, entoou três canções, começando pela inédita Ella (sic). Composição da própria artista, trata-se de um samba de roda com uma letra engajada, que busca refletir sobre o empoderamento feminino nos dias atuais, bem como o lugar de fala das nossas mulheres.

Em seguida, a cantora reinterpretou o clássico Carcará, assinado por João do Vale (1934-1996) e José Cândido (1927-2008), em um delicioso arranjo voltado para a salsa cubana e acrescentado por um veemente discurso alertando para a prostituição infantil nas estradas do País. A última música do vídeo é o samba que batiza o espetáculo cristalizado pela diversidade sonora, a também autoral Preta brasileira, já conhecida do grande público e trazendo a alegre participação vocal de Márcia Short.

Para mais informações, acesse a postagem no link a seguir: melhoresmomentosmusicais.blogspot.com/2020/08/juliana-ribeiro-em-preta-brasileira.html, onde também é possível apreciar o conteúdo audiovisual com os melhores momentos desse inesquecível show conduzido pelo talento de Juliana Ribeiro, selecionados e gravados por este jornalista e admirador da sua maravilhosa obra artística.


Entre as participações, Juliana convidou Márcia Short (à direita) para dueto na canção-título
Hugo Gonçalves – 19/01/2020


Melhores Momentos Musicais

Desde 2020 propagando a boa música baiana através do audiovisual autoral.

melhoresmomentosmusicais.blogspot.com

 

Hugo Gonçalves

Jornalista (SRTE/BA 4507)

E-mail: hugogoncalvesjornalismo@gmail.com

Salvador, 26 de agosto de 2020

Comentários