Medidas restritivas serão adotadas em quatro bairros neste sábado

Anunciadas em coletiva virtual, ações da prefeitura no combate ao coronavírus também foram prorrogadas no Nordeste de Amaralina, onde se encerrariam nesta quinta-feira

Com informações do portal iBahia e do Informe Salvador: Coronavírus, da prefeitura

Matéria atualizada em 7 de agosto de 2020, às 16h11


Bairros de Pirajá (acima) e Mata Escura passam a estar contemplados com restrições mais severas no enfrentamento à Covid

Reprodução/Google Maps

 

A prefeitura de Salvador anunciou que as medidas restritivas regionalizadas e ações de proteção à vida, visando a combater o novo coronavírus, serão aplicadas em quatro bairros a partir deste sábado (8), além de determinar a prorrogação, até o próximo dia 13, da estratégia preventiva no Nordeste de Amaralina, cujo prazo terminaria nesta quinta-feira (6).

Somados a Santa Cruz e Pernambués – localidades em que já haviam sido adotadas restrições mais severas –, Pirajá e Mata Escura passam a fazer parte das iniciativas de enfrentamento da Covid-19 na capital baiana, que se estenderão até 14 de agosto. No entanto, em Águas Claras, nas Cajazeiras VII, VIII, X e XI e em Fazenda Grande I a IV, as atividades serão encerradas.

As ações foram divulgadas pelo prefeito ACM Neto (DEM), durante coletiva virtual também nesta quinta-feira. Na oportunidade, o gestor apresentou um plano de medidas fiscais e tributárias para a negociação de dívidas em impostos e tributos municipais, tendo como objetivo mitigar os impactos ocasionados pela pandemia.

Nos locais onde a estratégia de isolamento é mais rígida, o funcionamento dos comércios formal e informal deve permanecer suspenso. Porém, apenas atividades essenciais – como supermercadosaçougues, farmácias, padarias, delicatessens, bancos, lotéricas, estabelecimentos que operam no sistema delivery (sem retirada no local) e serviços de saúde – estão permitidas, propondo reduzir a circulação de pessoas nas ruas a fim de evitar aglomerações e, em consequência, o contágio. Além disso, o acesso ao transporte público permanece inalterado.

Quanto às iniciativas de proteção à vida, elas englobam distribuição de cestas básicas – direcionadas a trabalhadores informais e instituições sociais que atuam nas regiões contempladas – e de máscaras de proteção para a comunidade, testes rápidos para detecção do coronavírus, medição de temperatura, higienização de ruas, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya –, e de assistência social, através do programa Cras Itinerante.

Neto declarou que a prefeitura não consegue obter números melhores no Nordeste de Amaralina, pois todos os testes aplicados detectaram um resultado superior a 35% de casos positivos para a Covid-19. “A gente tem visto que muitas aglomerações têm acontecido no bairro. Queremos concluir as ações lá, mas não conseguimos fazer isso com segurança. Então, fica o apelo aos moradores para que nos ajudem”, alertou.


Em Pernambués, que lidera o ranking de infectados em Salvador, medidas serão adotadas pela terceira vez

Bruno Wendel/Correio* – 30/05/2020 

 

Pernambués é líder no contágio

Detentor do maior número de casos verificados em todos os índices de Salvador, o bairro de Pernambués passará por medidas restritivas pela terceira vez. Desde o início da pandemia, segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foram registradas na localidade 2.108 ocorrências, das quais 1.049 foram detectadas nos últimos 30 dias, e 259 nos últimos sete dias. Lá, 174 moradores foram diagnosticados com o novo coronavírus somente nos primeiros cinco dias de agosto.

Já Santa Cruz, que também já havia passado por restrições, contabiliza desde março 1.259 casos, além de estar em segundo lugar na quantidade de resultados positivos, verificados na testagem prévia efetuada pela gestão soteropolitana. O bairro, vizinho ao Nordeste de Amaralina, apresentou 677 pessoas infectadas nos últimos 30 dias, 188 na última semana e, no período de 1º a 5 deste mês, 86 casos.

Em Pirajá, foram confirmadas 597 contaminações – sendo 199 nos últimos 30 dias e 46 na última semana –, além da aplicação de 379 testes rápidos, nos quais 130 deram positivo para a Covid-19.

A Mata Escura registrou 484 ocorrências – com 168 infectados nos últimos 30 dias e 25 nos últimos sete dias – e, dos 300 testes rápidos aplicados na região, 108 foram positivados para a doença. “Em Pirajá e Mata Escura, fizemos os testes prévios lá em mais de três dias e ficamos assustados pelo índice de casos positivos”, destacou o prefeito.

Comentários