OMS recomenda evitar aglomerações em grandes eventos

Entidade reitera que encontros manifestados em locais como estádios, boates e templos aceleram propagação da Covid-19

Com informações de nota exibida no Jornal Hoje, da TV Globo, e do Estadão Conteúdo

Matéria atualizada às 23h23


Em coletiva, diretor-geral Tedros Adhanom diz que novos surtos, associados a aglomerações, são “explosivos”
Reprodução/Globoplay


O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom, voltou a recomendar que aglomerações em eventos de dimensões grandiosas sejam evitadas no mundo, pois ajudam a acelerar a transmissão da Covid-19. O alerta foi feito em pronunciamento nesta segunda-feira (31), durante coletiva de imprensa realizada na sede do organismo sanitário internacional, em Genebra, na Suíça.

Adhanom destacou que novos surtos em diversos países – que para ele são considerados “explosivos” – estão diretamente associados a estádios, boates e templos religiosos, entre outros espaços onde se manifestam as aglomerações. O chefe da OMS também exigiu que as nações evitassem encontros que promovam a amplificação do contágio, estratégia tida como essencial no combate ao novo coronavírus.

Segundo ele, há a possibilidade de as pessoas voltarem aos locais de trabalho e as crianças retornarem às escolas, porém de uma forma segura, observadas as recomendações dos governos. “Nenhum país pode, simplesmente, fingir que a pandemia acabou. A realidade é que esse vírus se dissemina rapidamente e pode ser fatal para pessoas de todas as idades; a maioria das pessoas segue suscetível”, frisou.

Tedros Adhanom salientou ainda que a reabertura das economias, caso não haja nenhuma ação para controlar o coronavírus, implica “uma receita para o desastre”. Além disso, o diretor-geral da OMS citou outras medidas que a sociedade precisa tomar, como proteger os grupos sociais vulneráveis à transmissão da doença – os chamados grupos de risco, a exemplo dos idosos e obesos , e manter a conscientização.

Comentários