Recadastramento do SUS tem prazo prorrogado para 30 de setembro
Obrigatória para todos os moradores de Salvador, medida que começou em janeiro, de forma presencial, terminaria na próxima segunda-feira
Com
informações do portal Correio*
A prefeitura de Salvador prorrogou, nesta sexta-feira (28), o prazo para o recadastramento obrigatório do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) para o dia 30 de setembro. Iniciada em janeiro deste ano, a medida, que a princípio expiraria na próxima segunda-feira (31), é uma exigência do Ministério da Saúde, pois visa a garantir os recursos da União para a manutenção do SUS.
Para efetuar o procedimento, os moradores da capital baiana devem acessar o endereço eletrônico www.recadastramento.saude.salvador.ba.gov.br ou comparecer pessoalmente a uma das 152 unidades básicas de saúde da rede municipal.
Em ambos os casos – tanto online quanto presencial –, é necessário informar o registro geral (RG) ou a certidão de nascimento, o Cadastro da Pessoa Física (CPF) ou o cartão do SUS e o comprovante de residência em nome do usuário ou de algum parente de primeiro grau. Além disso, é possível que um membro da família faça o cadastro dos demais moradores, caso apresente toda a documentação.
O recadastramento é válido para toda a população soteropolitana, inclusive pacientes atendidos por planos de saúde e aqueles que não utilizam com frequência os serviços do SUS. No entanto, as pessoas anteriormente cadastradas por agentes comunitários de saúde não precisam realizar o procedimento novamente.
700 mil usuários já foram recadastrados
Segundo o prefeito ACM Neto (DEM), a gestão municipal vem recadastrando os usuários do cartão do SUS desde janeiro, nas unidades de saúde, e que até este mês 700 mil pessoas já conseguiram fazê-lo. Para a divulgação da iniciativa, Neto afirmou que houve ações de comunicação via redes sociais e com carros de som convocando os moradores.
Devido à pandemia do novo coronavírus, aliada às recomendações de isolamento social, a prefeitura de Salvador disponibilizou o site nesta quinta-feira (27), possibilitando que os usuários efetuassem o recadastramento online. Porém, em decorrência da alta demanda, a página apresentou instabilidade.
“Em
oito meses se cadastraram 700 mil pessoas. Em um dia, (foram recadastradas) 200 mil pessoas. Então é óbvio que houve uma
grande demanda de uma vez só no sistema, 200 mil pessoas conseguiram se cadastrar,
mas outras não conseguiram”, declarou o prefeito, durante um evento no Lobato,
no Subúrbio Ferroviário.
Comentários