Assibge-SN promove plenária nacional nos dias 21 e 22

Por videoconferência, sindicato dos servidores do IBGE discutirá atual conjuntura e retorno ao trabalho presencial durante pandemia

Com informações do perfil da Assibge-Sindicato Nacional no Instagram e de Cleide Viana, da Executiva Nacional da entidade

Matéria atualizada em 17 de agosto de 2020, às 19h37


Em nota, entidade afirma que, com plenária online, distância não está reduzindo sua organização para enfrentar crise
Divulgação/Redes sociais


Trabalhadores sindicalizados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em todo o País participarão, mesmo a distância, da Plenária Nacional do Sindicato Nacional dos Servidores do órgão (Assibge-SN). O evento, a ser realizado nos próximos sexta-feira e sábado (21 e 22, respectivamente), será transmitido pela plataforma de videoconferência Zoom, com limite para 106 convidados.

Para a diretora da Executiva Nacional do sindicato, Cleide Viana, a plenária irá abordar a atual conjuntura – na qual o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vem promovendo sistematicamente os ataques ao serviço público e aos servidores – e também a questão do retorno ao trabalho presencial em plena pandemia do novo coronavírus, que não possui as mínimas condições necessárias de segurança sanitária.

“Além disso, a gente vai discutir o plano de lutas para os trabalhadores, e fazer algumas atividades virtuais, como manifestações, além da possibilidade de discutir a greve sanitária”, explicou, em entrevista concedida via celular.

De acordo com nota da Assibge-SN, isso é a prova de que a distância não está reduzindo a sua organização para enfrentar a pior crise dos últimos tempos. Ao longo deste período, o sindicato da categoria promoveu inúmeras reuniões internúcleo, enquanto diversos Núcleos Estaduais realizaram assembleias e reuniões virtuais, objetivando alinhar a ação do sindicato durante a pandemia.

Com a plenária, todo esse debate refletirá em importantes posicionamentos a serem definidos pela entidade representativa dos ibgeanos. “Mobilize suas bases para fazer com que os desejos de superação da crise que estamos vivendo sejam superados coletivamente”, convocou o mesmo comunicado, publicado nas redes sociais.

Participação de trinta núcleos

Cleide Viana informou ainda que os trinta Núcleos Estaduais marcarão presença na plenária, embora isolados fisicamente. “A ideia nossa é que todos os 30 núcleos participem, em nível nacional, em todos os estados”, disse a diretora da Assibge-SN, lotada na Agência Salvador I, onde atua como supervisora de uma das equipes da Pesquisa Anual de Serviços (PAS), do IBGE.

Segundo ela, a Bahia terá direito a cinco servidores no Núcleo Estadual (Dipeq-BA) – contingente proporcional ao número de associados. No entanto, os nomes dos representantes baianos para o encontro nacional serão definidos em uma plenária virtual do núcleo a ser realizada nesta quarta-feira (19), sob a mediação do seu coordenador, Matheus Canário.


Serviço

Evento: Plenária Nacional da Assibge

Datas: 21 e 22 de agosto (sexta-feira e sábado, respectivamente)

Horários: das 14 às 18 h (sexta-feira) e das 9 às 13 h (sábado)

Canal: Zoom (limite de 106 convidados)


Programação

  • Conjuntura e campanha “Fora Bolsonaro”;
  • Retorno ao trabalho (greve sanitária ou não);
  • Plano de luta e encaminhamentos.

Fonte: Instagram/@assibgesn

Comentários