Assibge-SN promove plenária nacional nos dias 21 e 22
Por videoconferência, sindicato dos servidores do IBGE discutirá atual conjuntura e retorno ao trabalho presencial durante pandemia
Com informações do perfil da Assibge-Sindicato Nacional no Instagram e de Cleide Viana, da Executiva Nacional da entidade
Matéria atualizada em 17 de agosto de 2020, às 19h37
Trabalhadores sindicalizados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em todo o País participarão, mesmo a distância, da Plenária Nacional do Sindicato Nacional dos Servidores do órgão (Assibge-SN). O evento, a ser realizado nos próximos sexta-feira e sábado (21 e 22, respectivamente), será transmitido pela plataforma de videoconferência Zoom, com limite para 106 convidados.
Para a diretora da Executiva Nacional do sindicato, Cleide Viana, a plenária irá abordar a atual conjuntura – na qual o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vem promovendo sistematicamente os ataques ao serviço público e aos servidores – e também a questão do retorno ao trabalho presencial em plena pandemia do novo coronavírus, que não possui as mínimas condições necessárias de segurança sanitária.
“Além disso, a gente vai discutir o plano de lutas para os trabalhadores, e fazer algumas atividades virtuais, como manifestações, além da possibilidade de discutir a greve sanitária”, explicou, em entrevista concedida via celular.
De acordo com nota da Assibge-SN, isso é a prova de que a distância não está reduzindo a sua organização para enfrentar a pior crise dos últimos tempos. Ao longo deste período, o sindicato da categoria promoveu inúmeras reuniões internúcleo, enquanto diversos Núcleos Estaduais realizaram assembleias e reuniões virtuais, objetivando alinhar a ação do sindicato durante a pandemia.
Com a plenária, todo esse debate refletirá em importantes posicionamentos a serem definidos pela entidade representativa dos ibgeanos. “Mobilize suas bases para fazer com que os desejos de superação da crise que estamos vivendo sejam superados coletivamente”, convocou o mesmo comunicado, publicado nas redes sociais.
Participação de trinta núcleos
Cleide Viana informou ainda que os trinta Núcleos Estaduais marcarão presença na plenária, embora isolados fisicamente. “A ideia nossa é que todos os 30 núcleos participem, em nível nacional, em todos os estados”, disse a diretora da Assibge-SN, lotada na Agência Salvador I, onde atua como supervisora de uma das equipes da Pesquisa Anual de Serviços (PAS), do IBGE.
Segundo ela, a Bahia terá direito a cinco servidores no Núcleo Estadual (Dipeq-BA) – contingente proporcional ao número de associados. No entanto, os nomes dos representantes baianos para o encontro nacional serão definidos em uma plenária virtual do núcleo a ser realizada nesta quarta-feira (19), sob a mediação do seu coordenador, Matheus Canário.
Serviço
Evento: Plenária Nacional da Assibge
Datas: 21 e 22 de agosto (sexta-feira e
sábado, respectivamente)
Horários: das 14 às 18 h (sexta-feira) e das 9
às 13 h (sábado)
Canal: Zoom (limite de 106 convidados)
Programação
- Conjuntura e campanha “Fora Bolsonaro”;
- Retorno ao trabalho (greve sanitária ou não);
- Plano de luta e encaminhamentos.
Fonte: Instagram/@assibgesn
Comentários