Uma breve definição das redes sociais como públicos em rede
Tradução e adaptação: Hugo Gonçalves, a
partir de fragmentos selecionados do artigo acadêmico Social network sites as networked publics: affordances, dynamics, and implications, de autoria da pesquisadora
estadunidense Danah Boyd e publicado originalmente em 2010.
As redes sociais vêm obtendo um crescimento
espetacular como espaços populares de interação online para jovens e
adultos. Ao acessá-las, várias pessoas se reúnem para socializarem com seus
amigos e conhecidos, compartilharem informações com outras pessoas interessadas
e para verem e serem vistas.
Embora o uso das redes sociais para fins
pessoais ou profissionais não seja predominante entre os indivíduos, existem
aqueles que as acessam para se relacionar com amigos secundários, fazer
conhecidos nas empresas e mesmo para se reunir ocasionalmente visando a uma
causa política. Ao levar em conta as práticas que se desdobram nesses espaços, Danah
Boyd (2010) vem a entender as redes sociais como gênero de “públicos em rede”.
Públicos em rede são públicos reestruturados por tecnologias
em rede. Como tal, são, simultaneamente, o espaço construído através de tecnologias
em rede e o coletivo imaginado que surge como resultado da interseção das
pessoas, da tecnologia e da prática.
Além disso, os públicos em rede atendem a muitas das mesmas
funções como outros tipos de públicos – permitem que as pessoas se reúnam para
fins sociais, culturais e cívicos e ajudam as pessoas a se conectarem com um
mundo que vai muito além dos seus amigos mais próximos e familiares.
Embora os públicos em rede compartilhem muito
em comum com outros tipos de públicos, as formas nas quais a tecnologia os
estrutura introduzem recursos distintos que moldam o modo de as pessoas se
envolverem nesses ambientes. As propriedades dos bits – que são
diferentes de átomos – introduzem novas possibilidades de interação. Como
resultado, novas dinâmicas surgem a partir das reformatações na participação.
Analiticamente, o valor de se construir as
redes sociais como públicos em rede consiste em observar as práticas que se
desdobram ali como sendo informadas pelas características dos públicos em rede
e pelas dinâmicas comuns que se resultam delas. As características dos públicos em
rede não ditam o comportamento dos participantes, mas fazem configurar o
ambiente em uma maneira que altera o envolvimento dos participantes.
Basicamente, a arquitetura de um ambiente
particular é importante e a arquitetura dos públicos em rede é moldada por seus
atributos. As dinâmicas comuns provêm desses recursos e mostram questões
importantes com as quais os participantes devem lidar regularmente ao estarem
envolvidos nesses ambientes. Compreender as práticas, características e
dinâmicas comuns aos públicos em rede propicia uma estrutura valiosa para o
estudo da lógica das práticas sociais.
As redes sociais são similares a vários outros
gêneros de mídias sociais e comunidades online que auxiliam a
comunicação mediada por computadores, mas o que define essa categoria peculiar
é a combinação de atributos que permitem os indivíduos a construir um perfil
público ou semipúblico dentro de um sistema limitado, articular uma lista de
outros usuários com os quais compartilham uma conexão, e visualizar e examinar
sua lista de contatos e aquelas feitas por outros dentro do sistema.
Os atributos e as funcionalidades variam
entre diferentes redes sociais, proporcionando uma variedade de diferentes
canais de comunicação públicos e privados, porém Danah Boyd (2010), em seu
artigo, mencionou quatro tipos de características que desempenham um importante
papel na construção das redes sociais como públicos em rede – perfis, listas de
amigos, ferramentas públicas de comentários e atualizações baseadas em fluxos.
Esses diferentes atributos mostram como os bits estão integrados à
arquitetura dos públicos em rede.
Juntos, perfis, listas de amigos e vários
outros canais de comunicação pública estabelecem o cenário através das formas
que as redes sociais podem ser compreendidas como públicos. Em suma, redes
sociais são consideradas públicos devido às formas nas quais elas conectam
pessoas em massa e ao espaço proporcionado para interações e informações. São,
enfim, públicos em rede, em razão das formas que as tecnologias em rede as
moldam e as configuram.
Referência
BOYD, Danah. Social
network sites as networked publics: affordances, dynamics, and
implications. In: Networked self: identity, community, and
culture on social network sites (org. de Zizi Papacharissi). 2010, p.
39-58 (fragmentos selecionados).
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