Iniciativas que ajudam no combate à Covid-19 são elencadas em canal do IBGE

Por meio de área específica em seu portal, órgão disponibiliza informações importantes a respeito de suas ações no enfrentamento da pandemia

Novo canal possui informações sobre iniciativas já realizadas e em fase de implementação no combate ao coronavírus
Imagem: Reprodução

A fim de auxiliar na avaliação dos impactos causados pelo novo coronavírus, bem como na tomada de decisões governamentais e dos cidadãos no combate à pandemia, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reúne, através de uma área específica recém-disponibilizada em seu portal, algumas informações relevantes sobre as iniciativas do órgão já realizadas e em fase de implementação, no tocante ao enfrentamento da Covid-19.

No novo canal, estão elencados, desde esta terça-feira (14), os resultados preliminares de duas ações finalizadas – registros de óbitos por município em 2019 e deslocamentos populacionais para as cidades em busca de serviços de saúde, cujos dados foram coletados em 2018. Além disso, o IBGE está desenvolvendo mais dois projetos inéditos para aprofundar o conhecimento a respeito dos efeitos da Covid-19, não apenas em matéria de saúde pública, mas também no mercado de trabalho.

Tratam-se de uma investigação na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), aplicada ao monitoramento da doença, com resultados dos novos casos de síndrome gripal nos níveis Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação, e da padronização do cadastro de endereços do Ministério da Saúde, de acordo com critérios do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (Cnefe). O andamento de ambas as iniciativas poderá ser acompanhado em breve por toda a sociedade.

“No novo cenário vivido pelo País, torna-se fundamental a rápida geração de informações que possam basear e sustentar decisões dos segmentos de governo e da sociedade civil, para que possamos prosseguir no enfrentamento da pandemia e contribuir para o bem comum. Dessa forma, o IBGE vem adaptando suas atividades e a forma de trabalho de suas equipes para que as informações de que o Brasil necessita continuem a ser produzidas”, diz parte do texto introdutório do canal específico.

Comentários