José Serra lança candidatura na Bahia

Convenção nacional do PSDB oficializa, em Salvador, nome do ex-governador de São Paulo para disputar a Presidência. Um dos partidos que o apoiam, o DEM tem Paulo Souto como concorrente ao governo estadual

Com informações de A Tarde On Line, Agência Estado, Correio* e Tribuna da Bahia Online

Em convenção nacional realizada na manhã de hoje, no Clube Espanhol, em Ondina, José Serra foi oficializado candidato do PSDB à Presidência da República. O evento, promovido pelo partido, reuniu aproximadamente 5 mil pessoas numa grande tenda montada no local. Salvador foi escolhida para sediá-lo por ser a cidade do Nordeste onde existe uma maior penetração da candidatura do ex-governador paulista. O candidato a vice de Serra, entretanto, ainda não foi escolhido.

Serra chegou ao clube acompanhado de várias autoridades, dentre elas o presidente nacional do PSDB, o senador pernambucano Sérgio Guerra, o prefeito de São Paulo, Glberto Kassab (Democratas), e deputados e senadores do PSDB e de partidos aliados – DEM e PPS.

No palanque, o maior adversário de Dilma Rousseff (PT), candidata apoiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, assim como ela, ficou empatado em 37% na última pesquisa do Ibope divulgada no sábado passado, criticou o governo e o PT. Em discurso, Serra questionou, inclusive, dois principais aspectos atuais da política diplomática de Lula: o aumento nas relações econômicas com o Irã e a continuidade no apoio que lhe foi dado ao governo de Cuba, comandado pelo presidente Raúl Castro.

Lançada a candidatura Souto

Foi homologada, também hoje, a candidatura do ex-governador Paulo Souto ao governo do estado pelo DEM, apoiada pelos tucanos, cujo presidente estadual é o ex-prefeito de Salvador, Antônio Imbassahy, que regressou ao grupo carlista. Nilo Coelho, do PSDB, ex-governador, ex-deputado federal e ex-prefeito de Guanambi, será o vice de Souto. No Senado, o primeiro dos dois nomes da chapa já está confirmado: é o do ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, do DEM.

Souto também compareceu à festa tucana. A vinda de Serra à Bahia foi provocada por uma pequena confusão. Militantes vindos do interior do estado vieram em 140 ônibus. Importantes autoridades que o apoiam estiveram presentes no encontro, como os deputados federais Jutahy Magalhães Júnior (PSDB-BA) e ACM Neto (DEM-BA), os senadores Antônio Carlos Magalhães Júnior (DEM-BA) e José Agripino (DEM-RN), o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM) e o ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB).

Sem vice

Jutahy disse, pouco antes de a convenção começar, que a ausência do vice de Serra é uma questão estratégica. Para o parlamentar, o prazo máximo para escolher o candidato é 30 deste mês. "Temos de ver como ficarão todas essas composições para, aí sim, optarmos ou por um representante de um partido que agregue tempo, ou de um Estado ou uma região que aumente a votação. Existe uma regra na política que diz o seguinte: quem tem prazo, usa o prazo", afirma Jutahy, um dos interlocutores de Serra.

O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) afirmou que o nome de Paulo Souto foi cogitado para ser o vice na chapa encabeçada por Serra. “A convenção na Bahia é um bom começo para ganharmos. Paulo Souto é um candidato muito forte, que dá musculatura à candidatura de Serra. O nome dele chegou a ser cogitado para ser vice pelo prestígio que tem em todo o Nordeste”, disse Virgílio, que participou do encontro, ao repórter Thiago Pereira, do jornal Tribuna da Bahia.

Uma das maiores estrelas do tucanato, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso estava ausente no evento, pois encontrava-se em viagem no exterior. Por ser realizada em solo baiano, a convenção do PSDB teve a presença de baianas, grupos folclóricos, capoeiristas, tambores e apresentações do Coral do Bonfim e do afoxé Filhos de Gandhy. Os organizadores decidiram terminá-la antes das 14:30 em virtude da passagem na Avenida Oceânica da Marcha para Jesus, que reuniu várias denominações evangélicas.

Comentários

Hugo Gonçalves disse…
O candidato a vice de Serra foi confirmado hoje: é o deputado federal Índio da Costa (DEM-RJ).