PT oficializa Wagner para reeleição

Governador é homologado candidato para mais quatro anos de mandato em convenção estadual do partido, contando com a participação de Dilma Rousseff

Militantes do PT e de partidos aliados ocuparam, na manhã de ontem, o Salão Oxalá II do Centro de Convenções da Bahia, para prestigiar a homologação da candidatura à reeleição do atual governador Jaques Wagner. Numa plateia formada por cerca de 4 mil pessoas, os convencionais também oficializaram os nomes dos deputados federais Walter Pinheiro (PT) e Lídice da Mata (PSB) – candidatos derrotados, respectivamente, a prefeito e vice-prefeito de Salvador em 2008 – ao Senado na chapa. O vice de Wagner é o ex-governador e ex-conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Otto Alencar (PP).

Foi lançado ainda o jingle de campanha, explicitando as relações entre Wagner e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com direito a uma voz sua, que tem como objetivo persuadir o povo baiano a eleger o governador para mais quatro anos de mandato. Após a cantora cantar "Até Lula já deu o recado: desse galego (apelido que o presidente utiliza, com carinho, para se referir a Wagner) eu não abro mão", entra em cena a voz de Lula: "Esse é companheiro, é irmão de fé. E o povo da Bahia vai votar no Jaques Wagner para governador."

A presença da candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT), foi o ápice da convenção baiana. Wagner lembrou que, na última pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), a ex-ministra ultrapassou pela primeira vez seu maior adversário, José Serra (PSDB), com 40% contra 35% do tucano. Dilma retornou a Salvador após ela comparecer à convenção que lançou oficialmente o deputado federal e ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) como postulante do partido ao governo do estado, na segunda-feira passada.

Mulher "guerreira"

Wagner, em discurso, declarou que a presidenciável petista possui qualidades semelhantes às de duas importantes personagens históricas da Bahia – Irmã Dulce, por prestar serviços de assistência social aos mais necessitados, e a heroína Maria Quitéria, por ser uma mulher "guerreira", lutando pelo processo de independência da Bahia contra as tropas portuguesas, em 1823. "Você largou o bem bom da Universidade para ir às ruas contra a ditadura. Preferiu sair de sua excelência para lutar pelo retorno da democracia de nosso país. Esse é o pedaço de Maria Quitéria que está em você", disse o governador.

Os grandes projetos e obras no setor de infraestrutura – transportes, energia, habitação e saneamento básico – são prioridades fundamentais de Dilma na Bahia, pois o estado deverá promover um desenvolvimento econômico maior ainda, em relação a outros do Nordeste. Segundo ela, o maior crescimento baiano é atribuído ao fato de o estado "ser o mais populoso" da região. O Nordeste, juntamente com o Norte, é a região onde Dilma Rousseff segue na dianteira de Serra, justificando a forte e massiva influência do presidente Lula no seu eleitorado.

"Eu me comprometo que a gente conclua uma obra tão importante para a Bahia, que é a Ferrovia Oeste-Leste (que conectará os municípios de Figueirópolis, no Tocantins, a Ilhéus). Me comprometo que nós vamos de fato ter estaleiros baianos. A Bahia é o Estado do Nordeste mais populoso. É certo que tenha um desenvolvimento maior", salientou Dilma, mencionando algumas obras a serem implantadas e concluídas na sua administração, cruciais para o progresso da Bahia. A Ferrovia Oeste-Leste, com 1,4 mil quilômetros, será, de acordo com Wagner, uma alternativa para o escoamento da produção.

Votos para Dilma

Com relação à presença de Dilma nas convenções que homologaram Wagner e Geddel como concorrentes ao governo, o atual governador admitiu que ela não pedirá votos para eles. "São dois que estarão pedindo votos para ela. Ela não veio aqui para pedir voto para candidato a governador. Ela veio aqui para participar da convenção. E PT e PMDB pedirão votos para ela. Não veio pedir voto nem para mim e nem para outro candidato". Os presidentes nacional e estadual do PT, José Eduardo Dutra e Jonas Paulo, respectivamente, também estavam presentes no encontro.

Seis partidos, além do Partido dos Trabalhadores, integram a aliança, confirmada durante a convenção. O PP, o PDT, o PSB, o PC do B, o PRB e o PSL já hipotecaram seu apoio a Wagner. Paralelamente ao evento petista, a convenção estadual do Partido Comunista do Brasil divulgou, também no Centro de Convenções, a lista com os nomes dos 42 postulantes às vagas na Assembleia Legislativa e dos 3 às vagas na Câmara dos Deputados – os deputados federais Alice Portugal e Daniel Almeida, que disputam a reeleição, e o estadual Edson Pimenta.

Comentários