No interior de uma vila predial

Praça do Imbuí é a principal área de lazer dos seus moradores. Entretanto, ela convive com alguns problemas

Em pouco tempo, a praça ganhou novos equipamentos, como parquinho infantil
(Foto: Hugo Gonçalves)

Inaugurada em dezembro de 1997 na presença do então prefeito de Salvador, Antônio Imbassahy, a Praça do Imbuí foi uma antiga reivindicação dos moradores para se criar uma área de lazer no bairro, localizado nas adjacências da Boca do Rio. Sua área corresponde ao canteiro central que divide trechos das ruas Jayme Sapolnik, onde está o Parque Residencial Guilherme Marback, e das Gaivotas, a maior e principal rua do Imbuí, basicamente comercial.

A praça, apesar de ser mais recente – tem 12 anos de existência – e ter passado por alguns melhoramentos, como pintura dos bancos pré-moldados, instalação do parque infantil e de novos sanitários e recuperação dos pisos, convive com problemas típicos de cidade grande. Muitos frequentadores não preservam o local, dando-lhe um aspecto malcuidado, cuja marca é o seu péssimo estado de conservação. Na Praça do Imbuí, encontram-se gramas parcialmente destruídas.

Vista dos condomínios do Imbuí é um dos atrativos de quem frequenta a praça
(Foto: Hugo Gonçalves)

Várias pessoas que passeiam pela praça permitem uma visão privilegiada dos condomínios do bairro de classe média, como o Quinta do Imbuí, o Ibiporã, o Itaporã, o Mansão Perestroika e o Summer Time, além do popular Marback, destinado essencialmente a familiares de servidores públicos estaduais. Enquanto as obras do Canal do Imbuí estão em processo acelerado de conclusão, moradores do bairro e proximidades ainda fazem da praça seu principal espaço de lazer.

Não é só a diversão que toma conta da Praça do Imbuí. Há cinco lanchonetes funcionando no local, incluindo uma especializada em produtos naturais. São a Pop Lanches, a Tonny's Burguer, a Churros & Cia., a Companhia do Lanche e a Puravida. A Companhia do Lanche, que permanece intacta na praça dentro de um trailer, vale-se do mote "O lanche da madruga" para funcioná-la durante o amanhecer. Recém-inaugurada, a Puravida, que oferece apenas lanches naturais e saudáveis, mantém um bem cuidado jardinzinho.

O local separa as zonas residencial e comercial do bairro em um trecho
(Foto: Hugo Gonçalves)

A Puravida, lanchonete natural, possui um pequeno jardim bem conservado
(Foto: Hugo Gonçalves)

Do lado esquerdo da Puravida, existem ainda dois estabelecimentos de serviços – um chaveiro e uma banca de revistas e jornais –, instalados em uma só barraca. Mesmo com seus problemas de conservação, higiene e limpeza, a praça é uma boa opção de lazer do povo do Imbuí e da Boca do Rio.

Comentários