Jusmari Oliveira volta ao poder

Afastada por determinação da Justiça Eleitoral, prefeita de Barreiras reassume cargo a partir de amanhã

A cidade de Barreiras, na região oeste da Bahia, a 898 km de Salvador, amanheceu ontem com o retorno da prefeita Jusmari Oliveira (PR). Desde o dia 31 de maio, Jusmari estava afastada do cargo através de uma liminar do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que determinava a sua cassação. O juiz eleitoral responsável pelo processo, Eustáquio Ribeiro Boaventura, também cassou o mandato da vice-prefeita Regina Figueiredo (PSB).

Eustáquio denunciou Jusmari e Regina com base na Lei nº 9.840/1999 por irregularidades na campanha eleitoral de 2008. Nos dias em que a prefeita e a vice-prefeita se encontravam fora do Poder Executivo de Barreiras, a cidade era governada, interinamente, pela presidente da Câmara Municipal, vereadora Kelly Magalhães (PC do B), conforme determinado pela lei eleitoral. Kelly, na época, havia dado uma entrevista coletiva sobre o problema.

Durante o retorno da gestora à maior cidade do oeste do estado na manhã de ontem, ela foi recebida em clima de festa por amigos e correligionários no terminal rodoviário. Em seguida, a comitiva, com Jusmari à frente, seguiu em carreata até o palácio municipal, onde ela voltará a despachar a partir de amanhã. A prefeita agradeceu a centenas de pessoas presentes na área externa da prefeitura pelo amplo apoio popular recebido por meio de telefonemas e de cartas.

Segundo Jusmari Oliveira, em depoimento à repórter Miriam Hermes, da sucursal do jornal A Tarde em Barreiras, seus secretários municipais "se mantiveram firmes, sem prejuízo aos trabalhos em andamento", enfatizando as relações de amizade e de cordialidade com eles. Jusmari, evangélica, atribui seu currículo político, que inclui os cargos de deputada estadual e federal, à força constante de Deus.

Rompimento

A vice-prefeita Regina Figueiredo (PSB) rompera publicamente com Jusmari no dia 12 de abril, devido a várias razões. Uma delas foi de que o programa de governo, apresentado na campanha de 2008, na qual fora eleita, não foi realizado. Regina é pré-candidata a uma cadeira na Assembleia Legislativa pela legenda socialista, que recentemente lançou a pré-candidatura da deputada federal Lídice da Mata ao Senado.

Comentários