Surto de Covid-19 faz navio vindo da Espanha ancorar em Salvador

Na embarcação pesqueira de bandeira britânica, 31 dos 63 tripulantes testaram positivo para novo coronavírus ao pararem na capital baiana

Com informações dos portais A Tarde e G1 Bahia e da matéria exibida no Bahia Meio Dia (TV Bahia)

Matéria atualizada às 22h24


Sete tripulantes foram transferidos para hospital particular; apenas um segue na UTI em estado grave
Carlos Augusto/Jornal Grande Bahia – 19/03/2014

 

O navio pesqueiro Venturer, de bandeira britânica e que saiu da cidade de Vigo, no noroeste da Espanha, teve que ancorar no Porto de Salvador após um surto de Covid-19, surgido no início da viagem. Segundo os resultados dos exames RT-PCR, realizados em 27 de janeiro último já em águas baianas, 31 de todos os 63 tripulantes da embarcação positivaram para o novo coronavírus.

Dos 31 navegantes infectados, 7 foram transferidos para um hospital particular da capital, ao passo que 6 já foram liberados e um permanece internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sempre obedecendo a todos os protocolos sanitários exigidos. Outros 31 tripulantes testaram negativo para a Covid e apenas um diagnóstico foi dado como inconclusivo.

De acordo com a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), o navio se encontra isolado em uma área de quarentena na região da Baía de Todos-os-Santos. A informação foi reiterada pela coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) de Salvador, Cristiane Cardoso.

“Esses tripulantes não saem da embarcação, sem que esses protocolos sejam seguidos, e a única razão e motivo para saírem dela é que, se por um acaso, eles tiverem um problema de saúde, que foi o que aconteceu”, alertou, em entrevista ao vivo concedida à repórter Juliana Cavalcante para o telejornal Bahia Meio Dia, da TV Bahia – afiliada local da Rede Globo – nesta terça-feira (9).

A coordenadora do Cievs soteropolitano explicou ainda que a ancoragem do navio inglês na Baía de Todos-os-Santos foi motivada pelo fato de um dos tripulantes ter passado mal, com “descompensação respiratória”.


Embarcação ancorada na Baía de Todos-os-Santos presta serviço a empresa inglesa de pesca
Divulgação

Navio saiu após curta quarentena

Conforme apurou a reportagem da TV Bahia, o surto de Covid-19 no navio teve grande repercussão na imprensa espanhola. A embarcação presta serviço a uma empresa de pesca da Inglaterra, e partiu da Espanha depois de os tripulantes estarem em quarentena durante seis dias em um hotel. No entanto, por testar positivo para a doença, somente um deles não seguiu viagem.

Tanto a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) quanto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estão acompanhando o caso. A secretaria informa que a Anvisa está monitorando o navio ancorado e acompanhando diariamente o estado de saúde dos tripulantes contaminados. Em virtude do surto de na embarcação, o lixo dela proveniente está sendo considerado como resíduo hospitalar.

Após o caso ser detectado, a SMS alertou ao Cievs municipal e monitorou junto ao hospital os pacientes nele internados, bem como realizou o monitoramento dos casos presentes no navio junto à Anvisa e ao Cievs da Bahia. Além disso, a agência reguladora federal encaminha diariamente para os Cievs o relatório sobre o estado de saúde dos navegantes.

Comentários