Israel desenvolve dois remédios promissores contra Covid-19

Ambos os medicamentos demonstraram bons resultados em testes no tratamento da doença

Com informações da matéria exibida no Jornal da Tarde (TV Cultura) e do portal iG Saúde

Matéria atualizada às 22h38


Ao receberem spray nasal, 29 pacientes com casos moderados a graves tiveram alta
Jalaa Marey/Colaborador/Getty Images

 

Pesquisadores de diferentes hospitais em Israel já desenvolveram dois medicamentos, tidos como promissores no combate à Covid-19 por demonstrarem bons resultados experimentais no tratamento de casos moderados a graves da doença. Um deles foi originalmente formulado para tratar o câncer, ao passo que outro age na resposta inflamatória do organismo.

O primeiro, desenvolvido no Centro Médico Ichilov, em Tel Aviv, trata-se de um spray nasal inalável, batizado inicialmente de Exo-CD24. No Brasil, o remédio terá seu pedido para uso emergencial em breve (confira detalhes ao final desta notícia).

Dos 30 pacientes em estado moderado a grave de Covid que receberam as doses do spray – a princípio testado com vistas à prevenção do câncer de ovário –, 29 tiveram alta depois de três a cinco dias de tratamento. Já o último paciente também apresentou sinais de recuperação, mas após um longo período internado.

Denominado Allocetra, o segundo medicamento desenvolvido por cientistas israelenses já foi submetido à segunda fase de testes no Hadassah Medical Center, em Jerusalém. Em uma das etapas, 16 pacientes – dos quais 9 estavam em estado grave e 7, em estado crítico – receberam o anti-inflamatório, que também atua no sistema imunológico.

Passadas quatro semanas da aplicação do fármaco, 14 voluntários receberam alta, enquanto outros dois prosseguiam seus tratamentos, porém sem nenhum registro de óbito. Na terceira etapa dos experimentos, o Allocetra será administrado em mais de 100 pacientes.

Israel, graças à agilidade e ao êxito na vacinação de seus habitantes, é o país que detém a maior quantidade de imunizados contra a Covid-19 no mundo, totalizando cerca de 40%. Entretanto, o governo continua restringindo os horários de funcionamento de ambientes fechados e circulação do transporte público, além de recomendar aos cidadãos o uso de máscara, bem como o isolamento social.

Uso emergencial no Brasil

Em uma rede social, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), anunciou nesta segunda-feira (15) que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai receber em breve um pedido de análise para uso emergencial do Exo-CD24 no Brasil. Segundo Bolsonaro, o spray israelense possui “eficácia próxima de 100% (29/30), em casos graves, contra a Covid”.

O anúncio foi dado em um comentário do chefe do Executivo federal à mensagem publicada pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, felicitando o colega brasileiro pelo bem-sucedido desempenho da campanha de vacinação no país do Oriente Médio e concordando com ele “em cooperar no desenvolvimento de medicamentos e vacinas contra o (novo) coronavírus”.

Comentários