Sem presença de público, 18º Festival Educadora premia melhores músicas

Principal premiação musical da Bahia, que conseguiu se adaptar ao contexto da pandemia, movimenta toda cadeia produtiva do setor no estado

Com informações do site oficial do 18º Festival de Música Educadora FM

Matéria atualizada em 16 de dezembro de 2020, às 16h04

 

Moema Bartira e Jhonatã Gabriel conduziram cerimônia da 18ª edição, transmitida ao vivo do estúdio da TVE
Reprodução/YouTube/TVE Bahia

 

Pela primeira vez sem a presença física do público devido à pandemia do novo coronavírus, o Festival de Música Educadora FM, que neste ano completou 18 edições, premiou o melhor da diversidade sonora da Bahia. A cerimônia da grande premiação musical do estado, que movimenta toda a cadeia produtiva do setor, teve transmissão simultânea pela Educadora (107.5 MHz) e TV Educativa (TVE Bahia, canal 10.1 HD), além dos sites e redes sociais das emissoras públicas.

Os oito fonogramas vencedores do 18º Festival (confira lista ao final desta reportagem), sendo seis indicados pela comissão julgadora e dois escolhidos pela própria audiência, foram anunciados em uma noite histórica do último sábado (12). A locutora Moema Bartira e o jornalista Jhonatã Gabriel conduziram, ao vivo, os trabalhos direto do estúdio da TVE – localizado na sede do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), no bairro da Federação, em Salvador.

“Chegou o momento de celebrar a diversidade da música baiana!”, proclamou Jhonatã, acrescentando que a competição, caracterizada pela pluralidade rítmica desde a sua criação em 2003, também conseguiu se ajustar ao contexto da pandemia; portanto, construiu 100% de suas interações online com os participantes e ouvintes. Outra novidade desta atípica edição foi que as inscrições ocorreram integralmente via internet, através da página festivaleducadora.com.br.

Seis fonogramas cuja votação se manifestou mediante uma comissão especial julgadora – formada pelo coordenador de produção musical da Educadora FM, Leto Vieira, pelos cantores e compositores Margareth Menezes, Mariella Santiago e Tiganá Santana, e pelo coordenador da emissora e também do Festival, Paulo Alcoforado – foram contemplados em dinheiro nas categorias Melhor Música, Melhor Intérprete e Melhor Arranjo, dos quais três são músicas com letra e os outros três, instrumentais.

Os vencedores das categorias Melhor Música com Letra (Oxe não se bote, de Amanda Rosa e Candace) e Melhor Música Instrumental (Suíte do chula movimento III, de Felipe Guedes) receberam o equivalente a R$ 12.000. Já os ganhadores dos prêmios de Melhor Intérprete de Música com Letra (Luíza Britto), Melhor Intérprete de Música Instrumental (Ruan de Souza), Melhor Arranjo para Música com Letra (Marcelo Santana e Banda Cabôkaji) e Melhor Arranjo para Música Instrumental (Tarcísio Santos) foram agraciados com R$ 6.000.

No entanto, na categoria Música Mais Votada pelos Ouvintes, o Festival contemplou uma gravação com letra e uma instrumental somente com um troféu cada. Os vencedores nessa condição – o samba de roda Boca de peixe, da dupla feminina Amarelo Angatu, e a deliciosa salsa Noite de julho em Salsezz, do talentoso músico e produtor Paulo Adachi, respectivamente – foram definidos pelo público em votação no site, entre as 50 selecionadas pela comissão julgadora.


“Esse Festival não é só um Festival da Bahia; ele já é do Brasil”, afirmou Flávio Gonçalves, do Irdeb
Reprodução/YouTube/TVE Bahia

 

Edição recebeu maior número de inscritos

O diretor-geral do Irdeb, Flávio Gonçalves, apresentou os números do 18º Festival Educadora FM, cuja dimensão surpreendeu, entre outros fatores, pelo seu alcance nacional e até internacional. Em 2020, a premiação recebeu o maior volume de inscritos em toda a sua história, computando 962 concorrentes – inclusive os não-residentes na Bahia –, que submeteram 1.214 gravações em áudio dos mais variados gêneros frente a 600 inscritas no ano anterior.

Dos 1.214 fonogramas inscritos, os cinco membros da comissão julgadora tiveram a árdua tarefa de selecionar 50, sempre em observância aos seguintes critérios – qualidade de gravação, originalidade e valor artístico e cultural –, passando então a incorporá-los à programação da rádio pública. Por último, entre essas 50 canções selecionadas, apenas 14 foram escolhidas como finalistas pelos jurados, sendo 9 com letra e 5 instrumentais.

“Nós tivemos músicos baianos que não residem mais aqui; tiveram a sorte de nascer na Bahia, mas não têm o privilégio de morar mais aqui e eles puderam concorrer, se inscreveram. Foram músicos que estão em dez estados brasileiros, em todas as cinco regiões. Então, esse Festival não é só um Festival da Bahia; ele já é um Festival do Brasil”, ponderou Flávio.

Ainda segundo o diretor-geral do Irdeb, artistas oriundos de 95 cidades do estado, em todos os seus 27 territórios de identidade, submeteram suas músicas no 18º Festival Educadora graças ao impressionante alcance da TVE, cujo sinal digital já é transmitido para 10 milhões de baianos. Portanto, os músicos do interior puderam se inscrever na premiação – eram apenas quatro entre os 14 finalistas. “A cada três músicas inscritas, uma veio do interior”, avaliou.


Mesmo com plateia vazia, Aleluia preparou espetáculo comemorativo de 18 anos do seu retorno à Bahia
Reprodução/YouTube/TVE Bahia

Show de Mateus Aleluia encerrou premiação

Para finalizar essa memorável noite de premiação, Mateus Aleluia – escolhido homenageado da 18ª edição do Festival – preparou, diretamente da Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA), um show especial, apesar da ausência de público na plateia visando a evitar aglomerações. O espetáculo celebrou os 18 anos do retorno do cantor, compositor e pesquisador de ritmos africanos e afro-brasileiros à Bahia, após uma longa temporada em Angola.

Apresentando um repertório que evoca a sonoridade ancestral, Aleluia estava acompanhado somente do pianista e maestro Ubiratan Marques, fundador da Orquestra Afrosinfônica, e do percussionista Gabi Guedes. Em entrevista exclusiva concedida à TVE uma semana antes, o artista, nascido em Cachoeira há 77 anos, ressaltou a contribuição do grande prêmio da música baiana para o fortalecimento das artes e da cultura no estado.

“Já não existe mais essa possibilidade de se descobrir novos valores no Brasil, não só aqui na Bahia não. E no Brasil, quais são os lugares que têm festivais assim? Eu não ouço falar em muitos (...). Mas eu só ouço falar do Festival daqui da Educadora. Isso tem importância muito grande, precisa renovar as células e fazer realmente os tambores soarem. Isso é bonito”, entusiasmou-se o homenageado.

A secretária estadual de Cultura, Arany Santana, comentou que o Festival promovido pela Educadora FM chega à sua maioridade. “São 18 anos de muita responsabilidade com a música baiana, dando voz e vez aos artistas da nossa terra”, frisou Arany, a quem as emissoras do Irdeb, sensibilizadas com a valorização das artes e dos profissionais do segmento na Bahia, agradeceram pela realização do show de Mateus Aleluia.


Conheça os vencedores do 18º Festival de Música Educadora FM


Melhor Música com Letra*

“Oxe não se bote”

Interpretação e composição: Amanda Rosa e Candace

Arranjo: Calibre


Melhor Música Instrumental*

“Suíte do chula movimento III”

Interpretação, composição e arranjo: Felipe Guedes


Melhor Intérprete de Música com Letra*

“Menino do Araguaia”

Interpretação e composição: Luíza Britto

Arranjo: Pedro Augusto Dias


Melhor Intérprete de Música Instrumental*

“Caçando na mata (Aguère)”

Interpretação, composição e arranjo: Ruan de Souza


Melhor Arranjo para Música com Letra*

“Chegança”

Interpretação: Banda Cabôkaji

Composição: Caboclo de Cobre, Issa, Ejigbo e Dandê

Arranjo: Marcelo Santana e Banda Cabôkaji


Melhor Arranjo para Música Instrumental*

“Choro xaxado”

Interpretação, composição e arranjo: Tarcísio Santos


Música com Letra Mais Votada pelos Ouvintes**

“Boca de peixe”

Interpretação: Amarelo Angatu

Composição: Carmiru e Tiçá

Arranjo: Carmiru


Música Instrumental Mais Votada pelos Ouvintes**

“Noite de julho em Salsezz”

Interpretação, composição e arranjo: Paulo Adachi


* Escolha mediante indicação da comissão especial julgadora

** Escolha mediante votação do público


P. S. 1: Reveja, abaixo, a íntegra da cerimônia de premiação do 18º Festival de Música Educadora FM, seguida de um show especial de Mateus Aleluia – homenageado desta histórica edição. Ambos os eventos foram transmitidos simultaneamente na noite do último sábado (12), na TVE e Educadora, bem como nos sites e redes sociais das emissoras e na página do Festival.



P. S. 2: Além disso, no site do 18º Festival Educadora é possível ouvir todas as suas 50 músicas selecionadas deste ano, inclusive as oito vencedoras. Os fonogramas se encontram em ordem alfabética de título.


Enfim, este jornalista deseja a todos e todas uma excelente apreciação desses conteúdos que contribuem com a valorização da cultura baiana.

Comentários