Nova orla da Boa Viagem, na Cidade Baixa, é inaugurada

Entregue pela prefeitura, requalificação do local engloba espaços para circulação, lazer e esporte, áreas verdes, entre outras benfeitorias

Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação de Salvador (Secom) e do portal Correio*

Matéria atualizada em 25 de dezembro de 2020, Natal, às 16h39

 

Obras contemplam trecho de quase 600 metros entre Largo da Boa Viagem e Forte de Monte Serrat
Max Haack/Secom PMS


O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), inaugurou nesta quinta-feira (24) a nova orla da Boa Viagem, na Cidade Baixa, após uma ampla requalificação urbano-ambiental. De acordo com a prefeitura, as intervenções na região contemplam o trecho de cerca de 600 metros entre o Largo da Boa Viagem e o Forte de Monte Serrat, em uma área de aproximadamente 38 mil m2.

Ainda segundo a gestão municipal, as obras executadas em pouco mais de um ano englobam espaços destinados à circulação, ao lazer e ao esporte, área comercial com quiosques e recuperação de áreas verdes, acrescentados a uma faixa litorânea de cerca de 10 mil m2. A elaboração do projeto coube à Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF).

Inserido na praia, o campo de futebol passou a ter uma adequação da arquibancada, proporcionando o acesso direto à própria praça esportiva e à rua. Já a quadra de esportes – que anteriormente se encontrava em estado precário – também adquiriu nova configuração. Todos os pontos de acesso à praia receberam rampas e escadas para garantir a acessibilidade.

Além disso, foram implantados deque e quiosques com área de mesas, mobiliários urbanos – como academias de saúde e equipamentos de ginástica –, nova iluminação pública e valas para instalação de redes subterrâneas de energia elétrica e telecomunicações. Toda a pavimentação do local foi requalificada, recebendo piso intertravado, pedra portuguesa e novo asfalto aplicado em alguns trechos.

Foram realizados ainda serviços de macrodrenagem na região e, para coleta de lixo, houve a colocação de lixeiras e papeleiras de pequeno porte, além de um contêiner subterrâneo. Os canteiros já existentes na lateral da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem passaram por uma reconfiguração, criando espaços de convergência que visam a possibilitar a permanência das pessoas.

 

Projeto de requalificação pode ser estendido, afirma Neto (o quarto, de costas, da esquerda para a direita), prestes a terminar seu mandato
Tiago Caldas/Correio*

 

Melhorias no paisagismo

Como complemento das benfeitorias urbanísticas, com o objetivo de aprimorar as condições térmicas e ambientais da nova orla, todas as árvores de grande porte foram preservadas, além da introdução de novas espécies botânicas, conforme previsto no projeto paisagístico.

A uma semana de encerrar o seu mandato à frente da prefeitura soteropolitana, transferindo o cargo para o vice Bruno Reis (DEM) a partir de 1º de janeiro, ACM Neto chamou as intervenções entregues na Boa Viagem de “primeira etapa”, “porque o projeto pode ser maior, pode ser estendido”, incumbência delegada ao seu sucessor e afilhado político.

“É uma emoção estar a uma semana de concluir meu mandato e ver uma reforma desse nível concluída. Algo que valoriza um ponto tão importante da nossa cidade”, comentou o atual gestor. Executadas em apenas uma etapa, as obras tiveram início em novembro do ano passado, com investimento de R$ 7 milhões captados de recursos próprios do município.

Comentários