Nova maternidade é inaugurada no subúrbio de Salvador

Entregue pelo governador Rui Costa, unidade materno-infantil homenageia enfermeira Maria da Conceição de Jesus, vítima de Covid-19

Hugo Gonçalves

Salvador, 31 de maio de 2021, Dia Mundial sem Tabaco

Com informações da Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom)da assessoria de comunicação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)

Matéria atualizada em 1º de junho de 2021, às 16h27

 

Localizada em Coutos, maternidade possui ao todo 90 leitos; 10 deles são de UTI neonatal
Mateus Pereira/GovBA

 

O governador Rui Costa (PT) inaugurou, nesta segunda-feira (31), a Maternidade Maria da Conceição de Jesus, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Situada no bairro de Coutos, a unidade de saúde – batizada em homenagem à enfermeira obstétrica falecida em julho do ano passado, em decorrência da Covid-19 – substituiu o antigo Hospital João Batista Caribé, cujo prédio passou por obras de reforma e readequação.

Segundo a assessoria de imprensa do governo da Bahia, a unidade materno-infantil recém-entregue possui ao todo 90 leitos. Desses, 10 são de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, 15 se reservam aos cuidados intermediários, 10 à gestação de alto risco, 25 são de obstetrícia clínica e mais 25, de obstetrícia cirúrgica. Já os outros cinco leitos se encontram no Centro de Parto Normal Peri-Hospitalar.

Para implantar a maternidade, que já começou a receber pacientes nesta terça-feira (1º), a gestão estadual investiu cerca de R$ 41 milhões. Durante a inauguração da obra no Subúrbio, Rui, acompanhado pelo secretário da Saúde Fábio Vilas-Boas, destacou que outras unidades do gênero estão sendo implementadas em diversas cidades baianas.

É o caso do Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, onde um andar inteiro já havia sido acrescentado para abrigar a maternidade, no qual foram instalados 100 leitos. “Infelizmente, alguns municípios, mesmo sendo municípios grandes – como é o caso de Feira, que é o segundo maior da Bahia –, não oferecem o mesmo parto natural ou o parto de alta complexidade”, justificou.


Governo investiu cerca de R$ 41 milhões na implantação de unidade no Subúrbio
Mateus Pereira/GovBA

 

Hospital em Lauro será convertido em maternidade

Rui Costa também anunciou duas intervenções a serem executadas em hospitais da Região Metropolitana de Salvador (RMS), visando à implantação de novas unidades materno-infantis. A primeira consiste em transformar o Hospital Menandro de Faria, em Lauro de Freitas, em uma maternidade de alto padrão de qualidade.

De acordo com o governador baiano, as operações do Menandro de Faria serão transferidas nos próximos dias para o moderno Hospital Metropolitano, também situado em Lauro, que atualmente é dedicado ao tratamento da Covid. “Além disso, realizaremos intervenção numa unidade situada em Camaçari”, salientou.

Ele declarou ainda que, agora em junho, será inaugurada uma maternidade de alta complexidade em Ilhéus, destinada aos habitantes da região Sul da Bahia. “Nós já tínhamos inaugurado o Hospital (Regional) Costa do Cacau e, dia 28 de junho, que é o aniversário de Ilhéus, nós estaremos lá entregando essa maternidade”, anunciou o gestor.

Por fim, Rui afirmou que, também em breve, mais uma unidade materno-infantil será entregue na cidade de Seabra “com esse mesmo padrão de excelência e de alta complexidade, para atender a toda Chapada (Diamantina) e, com isso, evitar que as pessoas tenham que andar essa distância inteira para vir aqui para Salvador”.

Comentários