Estudo indonésio revela que Coronavac é 98% eficaz na prevenção de mortes

Pesquisa foi feita em um grupo com mais de 128 mil profissionais de saúde, que receberam o imunizante contra Covid entre janeiro e março

Hugo Gonçalves

Salvador, 12 de maio de 2021, Dia Internacional da Enfermagem

Com informações da agência Reuters

Matéria atualizada às 20h54

 

Vacina chinesa também demonstrou 96% de eficácia no controle de hospitalizações
Cadu Rolim/Fotoarena/Folhapress

 

Ao examinar um grupo de profissionais de saúde, um estudo do Ministério da Saúde da Indonésia comprovou que a vacina Coronavac – desenvolvida pelo laboratório farmacêutico chinês Sinovac – apresenta 98% de eficácia na prevenção de mortes por Covid-19, além de ser 96% eficaz no controle de hospitalizações pela doença.

O levantamento preliminar analisou dados de 128.290 trabalhadores em saúde com idade média de 31 anos, que receberam as doses do imunizante na cidade de Jacarta, capital do país asiático, entre os meses de janeiro e março deste ano. Com o propósito de obter a efetividade estimada, pesquisadores indonésios estabeleceram comparações entre os indivíduos vacinados e os não vacinados.

Conforme declarou o pesquisador-chefe e oficial de saúde, Pandji Dhewantara, à agência Reuters, o estudo detectou ainda que a Coronavac previne infecções sintomáticas em 94% do contingente investigado.

Paralelamente, dados da Associação Médica da Indonésia demonstraram que a quantidade de médicos mortos pela Covid-19 diminuiu significativamente desde o início da vacinação no país, em janeiro. Naquele mês, 64 profissionais vieram a óbito em função da Covid-19 – maior taxa verificada desde o início da pandemia. Porém, esse número declinou pela metade em fevereiro e, em abril, foi drasticamente reduzido para oito.

Os resultados promissores foram divulgados após a terceira fase dos testes realizados na Indonésia revelar que a Coronavac tem 65% de efetividade contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2). Já os experimentos feitos na Turquia comprovaram que o imunizante era 91,25% eficaz, enquanto pesquisadores brasileiros constataram a eficácia de 50,4% na prevenção de infecções sintomáticas.

A Indonésia tem se empenhado bastante para fortalecer as tratativas com os laboratórios visando a imunizar sua enorme população, mas hoje tem confiado amplamente na vacina chinesa devido a problemas de fornecimento global. Segundo o Ministério da Saúde do país asiático, quase 9 milhões de pessoas já foram totalmente vacinadas até agora, e até janeiro de 2022, 181 milhões de cidadãos serão imunizados.

Comentários