Primeiro lote com 4 milhões de seringas para vacinação chega à Bahia
Carga faz parte da aquisição, pelo estado, de um total de 19,8 milhões para imunização contra Covid
Com informações do portal G1 Bahia
Matéria atualizada às 20h51
O primeiro lote com 4 milhões de seringas adquiridas pelo governo da Bahia, destinadas à vacinação contra a Covid-19, chegou a Salvador nesta quinta-feira (21). De acordo com informações da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a carga inicial integra a compra de um total de 19,8 milhões de seringas, efetuada em dezembro do ano passado.
Também conforme a Sesab, os materiais recém-aportados já se encontram armazenados no almoxarifado do órgão no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Posteriormente, serão distribuídos para todo o território baiano.
A secretaria anunciou ainda que o próximo lote está programado para chegar em fevereiro, com a entrega de mais quatro milhões de seringas, enquanto as demais remessas serão despachadas nos meses de abril, maio e junho. Levando em consideração o somatório dos lotes de cada mês, a Bahia terá 10,2 milhões de seringas e agulhas em estoque.
Além disso, a Sesab informou que, conforme previsto no plano de vacinação, o estado possui 234 câmaras frias e 70 freezers para a refrigeração das vacinas no combate à Covid-19. Esses equipamentos, juntos, têm a capacidade de armazenar simultaneamente 3,5 milhões de doses dos imunizantes.
Para estocar as vacinas de RNA, o órgão estadual também já licitou a aquisição de 100 ultracongeladores, cujas temperaturas podem alcançar até -86° C. O plano prevê a implantação de 5.114 salas de vacina em todo o estado da Bahia, envolvendo 50 mil profissionais de saúde.
Comentários