Psicólogo explica a importância da solidariedade

Prática da gratidão e do amor ao próximo traz efeitos positivos na vida de cada ser humano

Com informações do boletim TV Alba no Combate ao Coronavírus, disponível no canal da emissora no YouTube

Matéria atualizada às 19h32


Por meio da solidariedade, as relações com os outros se tornam construtivas, tendo a empatia como referência
Divulgação


Um dos atos mais importantes que podem ser vivenciados pelo ser humano, a solidariedade consiste na prática mútua da gratidão e do amor ao próximo, tanto nas pequenas quanto nas grandes ações do nosso cotidiano. Logo, está explicitamente comprovado que o exercício das atitudes solidárias produz efeitos dotados de positividade nas vidas de cada um de nós.

O psicólogo baiano Luiz Hosannah argumenta que a solidariedade – tema que vem adquirindo crescente relevância em tempos de pandemia – é um processo de se realizar algo bondoso, generoso, sólido e construtivo nas relações que um indivíduo estabelece com outras pessoas, tendo como referência a empatia, capacidade de se colocar no lugar do outro.

“Repare que ‘solidariedade’ tem a palavra ‘sol’ no seu início, aquilo que brilha, a energia mais importante para a vida. (...) Vocês querem brilhar para o mundo? Então, no lugar de focarem em acumular as coisas numa perspectiva narcisista, com muito ego, foquem no altruísmo, na solidariedade, na capacidade de iluminar o outro”, comentou, em depoimento à TV Alba (canal 12.2 HD), emissora da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia.


“No lugar de focarem no ego, foquem na capacidade de iluminar o outro”, aconselha Hosannah
Reprodução/TV Bahia


P. S.: Assista aqui à edição desta segunda-feira (9) do boletim TV Alba no Combate ao Coronavírus, no qual o depoimento do psicólogo Luiz Hosannah está inserido.

Enfim, este jornalista deseja a todos e todas uma excelente apreciação desse conteúdo audiovisual, para que todos os indivíduos disseminem solidariedade para cultivar a gratidão, o altruísmo e o amor ao próximo.

Comentários