Alunas da Unijorge são selecionadas para apresentar artigo no 43º Intercom

No maior congresso de ciências da comunicação do País, que pela primeira vez será virtual, acadêmicas irão expor análise da cobertura jornalística da pandemia por um portal de notícias da Bahia

Com informações da assessoria de comunicação da Unijorge e do Portal Intercom

Matéria atualizada em 21 de novembro de 2020, às 21h00


Apresentação do trabalho de Flávia e Victoria ocorre no primeiro dia do evento e integra programação do Intercom Júnior
Divulgação/Unijorge


Estudantes do curso de Jornalismo do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), Flávia Alessandra Bezerra Morais e Victoria Isabel Costa Sacramento foram selecionadas para apresentar um artigo científico na 43ª edição do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom). Considerado o mais importante evento da área no País, o congresso, neste ano, será realizado entre os dias 1º e 10 de dezembro, na modalidade virtual.

Na oportunidade, as duas alunas da Unijorge – em coautoria com o também graduando Marcos Uzel Pereira da Silva – irão apresentar os resultados do seu trabalho, denominado As estratégias midiáticas do portal G1 Bahia na cobertura da pandemia do novo coronavírus, que foi gestado durante as aulas na instituição de ensino superior de Salvador.

A exposição do projeto acontece logo no primeiro dia do encontro interdisciplinar, como parte integrante da programação do Intercom Júnior – espaço acadêmico cujo intuito é acolher trabalhos inscritos não exclusivamente por graduandos de Comunicação Social, mas também por recém-graduados até um ano após a conclusão do curso –, dentro da sessão intitulada Jornalismo e Covid-19: desafios e qualidade da cobertura durante a pandemia, do módulo Jornalismo.

“Nunca presenciamos isso que está acontecendo no mundo. Então fazer uma pesquisa sobre como um portal de notícias reagiu à pandemia é um estudo de extrema importância”, justificou Flávia. Já Victoria disse que a aceitação do trabalho no 43º Intercom representa um grande passo na sua carreira. “Quando pensamos em escrever sobre a pandemia, nosso maior desejo era conseguir, através do nosso trabalho, contribuir para pesquisas futuras”, ponderou a coautora do artigo.

De acordo com a Unijorge, poder fazer parte de uma história dotada de reconhecimento e dedicação acadêmica, a exemplo da presença das estudantes de Jornalismo no maior congresso de ciências da comunicação do Brasil, consiste em um motivo de orgulho.

“É uma forma de incentivar outros alunos a se dedicarem às suas pesquisas, pois mostra o poder transformador do conhecimento que se multiplica através de cada pesquisa atenta e voltada para o social”, afirma o centro universitário, por meio de sua assessoria de imprensa.


Com o tema Um mundo e muitas vozes: da utopia à distopia?, congresso tem apoio institucional da Ufba
Divulgação/Intercom


Evento debate múltiplas abordagens da comunicação

O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação existe desde 1977, recebendo tradicionalmente cerca de 3,5 mil pessoas, entre estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área.

Durante o encontro – organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) –, são debatidos anualmente tópicos inerentes a jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio, televisão, cinema, produção editorial e de conteúdo para mídias digitais e políticas públicas voltadas ao segmento, entre outras categorias. A cada ano, o congresso é sediado em uma cidade diferente.

Entretanto, diante dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19 em níveis nacional e internacional, tornando inviáveis as reuniões presenciais de milhares de pessoas, pela primeira vez na sua história o evento – agora em sua 43ª edição – será promovido em formato online.

Trazendo o tema Um mundo e muitas vozes: da utopia à distopia? – que evidencia “um chamamento à reflexão científica acerca da zona cinzenta entre extremos na qual nos encontramos” –, o 43º Intercom possui o apoio institucional da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Segundo a página oficial do congresso nacional, sua realização virtual em 2020 tem por objetivo preservar a contribuição da Intercom para a constituição do campo científico na área de Ciências Sociais Aplicadas, “em interface com diversos campos do conhecimento, inclusive pela natureza interdisciplinar inscrita em seus princípios constitutivos”.

P. S.: Para obter mais informações sobre o 43º Intercom, incluindo sua programação completa, clique aqui.

Comentários