Prefeitura anuncia liberação de praias aos sábados

Após quase oito meses, população de Salvador voltará a frequentá-las nos fins de semana; mudanças entrarão em vigor a partir de segunda

Com informações do portal Correio*

Matéria atualizada em 14 de novembro de 2020, às 12h33


Entre as praias mais frequentadas da cidade está a do Porto da Barra, que será aberta entre terça e sábado
Arisson Marinho/Correio*


A prefeitura de Salvador anunciou, nesta sexta-feira (13), a reabertura de algumas das praias da capital aos sábados, depois de quase oito meses interditadas em função da pandemia do novo coronavírus. Com isso, os soteropolitanos, novamente, terão a oportunidade de frequentar esses espaços nos finais de semana.

Embora as medidas de liberação tenham vigência a partir da próxima segunda-feira (16), elas não se aplicam aos domingos e feriados, pois as praias continuam fechadas nesses dias. A determinação foi feita pelo prefeito ACM Neto (DEM) durante a entrega da primeira etapa das obras de requalificação do canal do Rio Paraguari, em Periperi.

Neto anunciou que a praia do Porto da Barra, além das do Buracão e da Paciência, ambas no Rio Vermelho, voltarão a poder ser frequentadas, porém com restrições. Uma das praias mais apreciadas pelos soteropolitanos, o Porto da Barra funcionará somente de terça-feira a sábado, enquanto as praias do Buracão e da Paciência estarão liberadas de segunda a sábado.

Quanto às outras praias, que já não abriam às segundas-feiras, elas seguirão interditadas no primeiro dia útil da semana. É o caso de Amaralina, Itapuã, Ribeira, São Tomé de Paripe e Tubarão – as duas últimas localizadas no Subúrbio Ferroviário.

De acordo com ACM Neto, no Porto da Barra – por normalmente ser uma das praias mais demandadas de Salvador – não será permitido o uso de sombreiros, cadeiras, mesas e banquetas, como forma de evitar aglomerações. “Nas outras, poderá ter esse serviço seguindo os protocolos, medidas e regras que já anunciamos”, declarou o prefeito.

Ele ressaltou ainda que, se os cuidados para inibir a contaminação pela Covid-19 forem negligenciados, bem como o retorno do crescimento da pandemia na cidade, tudo poderá ser novamente suspenso. A sequência de reabertura das praias teve início em 21 de setembro.


Pacote de alterações anunciado pela prefeitura também inclui serviços como o Elevador Lacerda, que passará a funcionar até as 22 h
Hugo Gonçalves – 15/02/2017


Serviços terão novos horários

Também nesta sexta, Neto anunciou alterações no funcionamento de alguns estabelecimentos, que terão validade a partir da próxima segunda. O Elevador Lacerda, um dos cartões-postais da capital baiana, terá o seu horário ampliado, passando a funcionar até as 22 h.

No setor de alimentação, foi autorizada a abertura, aos sábados, dos bares instalados em clubes. Já todos os restaurantes estão liberados a oferecer serviços de rodízios aos seus clientes.

Além disso, clínicas odontológicas e de estética, assim como as autoescolas, estão autorizadas a funcionar das 8 h às 19 h. Na área de educação, os cursos livres podem ser ministrados entre as 7 h e as 22 h.

Os clubes sociais, recreativos e esportivos também poderão voltar a abrir, porém recebendo, no máximo, 30% dos sócios em suas dependências. Por último, o acesso às academias de ginástica, que antes tinham tolerância máxima de 1 hora por aluno, passa a ser liberado por tempo ilimitado.

Comentários