Vacina bivalente começa a ser aplicada em pessoas com 18+ em Salvador
Decisão foi anunciada um dia depois de governo federal estender público-alvo para todos os brasileiros maiores de idade, com e sem comorbidades
Hugo Gonçalves, jornalista (SRTE/BA 4507)
Salvador, 25 de abril de 2023
Com informações da assessoria de comunicação da Secretaria Municipal da Saúde de
Salvador (SMS), do portal g1
Bahia e do perfil de
Ana Paula Matos no Instagram (@anapaulamatos.ba)
Matéria atualizada às 23h41
A Prefeitura de Salvador deu início, nesta terça-feira (25), à aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 em pessoas a partir de 18 anos, com e sem comorbidades, incluindo indivíduos com deficiência permanente, gestantes e puérperas. A decisão foi anunciada um dia após o Ministério da Saúde estender o público-alvo para toda a população brasileira maior de idade.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para receber o imunizante bivalente é necessário residir na capital baiana, além de ter tido acesso a duas doses monovalentes com um intervalo mínimo de quatro meses a partir da última dose recebida de qualquer uma das vacinas – Coronavac, Oxford, Pfizer e Janssen. Além disso, é obrigatória a apresentação do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) habilitado para a cidade, bem como da caderneta de vacinação.
Coube à titular da SMS, vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT), anunciar a estratégia, em um vídeo publicado nas suas redes sociais. “Agora a vacina bivalente já está disponível para todo mundo que tem mais de 18 anos e é residente na cidade de Salvador. Então, você que já cumpriu o seu esquema vacinal primário, e tem pelo menos quatro meses da última dose – a primária ou a de reforço –, nos procure”, salientou.
Segurança para todos
Além disso, a secretária municipal da Saúde comemorou a inclusão das pessoas com 18 anos ou mais na lista de soteropolitanos contemplados com a vacinação bivalente. “Estamos muito felizes com essa ampliação, porque significa garantir mais segurança de imunização para todos”, frisou Ana Paula.
Entre os demais grupos prioritários, segundo a SMS, estão idosos a partir de 60 anos, pessoas com comorbidades (a partir de 12 anos), imunocomprometidos, quilombolas, indígenas e ribeirinhos (a partir de 12 anos), gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos), adolescentes que cumprem medidas socioeducativas (menores de 18 anos) e indivíduos privados de liberdades (com 18 anos ou mais). A relação com os pontos de vacinação – fixos, volantes e drive thru – está disponível no site da pasta.
Comentários