Primeira fábrica latino-americana da BMW será construída em Araquari

Unidade situada em cidade do norte catarinense teve sua pedra fundamental lançada em evento no qual também foram lançados os novos modelos da marca no Brasil
 
Com informações do Correio*
 
Na solenidade, um dos veículos apresentados aos brasileiros foi o elétrico BMW i3, que não emite poluentes por ser ecologicamente correto
(Foto: Divulgação)
 
Será em Araquari, cidade de 30 mil habitantes no norte de Santa Catarina, onde a BMW vai construir sua primeira fábrica na América Latina. A pedra fundamental da unidade da montadora automobilística alemã no Brasil foi lançada na última segunda-feira (16), em solenidade que contou com as presenças do vice-presidente Michel Temer e da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, que é catarinense.
 
A fábrica será erguida no quilômetro 66 da BR-101, com investimento superior a R$ 600 milhões. Na cerimônia, foram apresentados pela primeira vez aos brasileiros os modelos BMW 320i Active Flex, primeiro veículo premium flex do mundo, e BMW i3, movido a eletricidade e sem emissão de gases poluentes. “Esse é o compromisso da BMW com a mobilidade sustentável”, declarou o chefe da multinacional para as Américas, Ludwig Willisch.
 
De acordo com previsões da empresa, o i3 chegará ao Brasil no segundo semestre de 2014. A BMW iniciará sua produção no país a partir de outubro de 2015, com a montagem de cinco modelos: Série 1, X1, Série 3, X3 e o Mini Countryman.
 
“A produção é estimada em 32 mil veículos por ano, o dobro da quantidade de carros vendidos pela marca no Brasil – o que reforça a ideia de que a localização pesou na escolha da cidade (Araquari)”, escreveu o repórter Eduardo Rocha, do jornal Correio*, que cobriu o evento em Santa Catarina a convite da BMW.
 
O município de Araquari, escolhido para construir a planta de 252,2 mil metros, possui localização estratégica: está situado entre duas rodovias federais, a BR-101 e a BR-280, e é vizinho a portos e aeroportos. Além disso, conforme frisou Willisch, a cidade também fica próxima à central brasileira da BMW, em São Paulo, e de Joinville, polo industrial catarinense. A fábrica da montadora alemã no país terá funilaria, pintura e linha de montagem.

Comentários