César Borges esclarece impasses em obras viárias
Ministro
dos Transportes explicou, entre outros problemas na execução dos serviços
estruturantes, o atraso na Ferrovia Oeste-Leste
Com informações de Aline Barnabé, da CBN Salvador
Com informações de Aline Barnabé, da CBN Salvador
Borges concedeu
entrevista a uma rádio local nesta segunda-feira
(Foto:
Rafael Machado/CBN)
O ministro dos
Transportes, César Borges, foi entrevistado na manhã desta segunda-feira (26), no
programa CBN Salvador 1ª Edição, apresentado por Emmerson José e Alex Ferraz.
Na entrevista, Borges expôs os impasses na execução de obras na área de
transporte no Brasil, como o caráter rígido da legislação, a fiscalização do
Tribunal de Contas da União (TCU) e a necessidade de licenças ambientais, além das
metas para as eleições de 2014.
De acordo com o ministro, filiado ao Partido
da República (PR), as obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que
se estenderá de Barreiras a Ilhéus, iniciadas em 2011, encontram-se atrasadas.
O cronograma dos serviços está sendo adiado em virtude da carência de projetos
executivos e de estudos de sondagem e desapropriação, sendo necessária sua
reformulação.
“Em abril deste ano, o faturamento estava em
torno de R$ 10 milhões por mês. Hoje atingimos R$ 100 milhões por mês e 7 mil
operários nas quatro frentes. Está andando bem, o trecho de Ilhéus-Caetité deve
ficar pronto até o final do ano, e em 2014, o trecho Caetité-Barreiras. Falta
liberação do TCU, pois já temos condições de retomar a obra. Será obra
estruturante e importante para a Bahia, e a obra não vai parar”, disse o
republicano, que é engenheiro civil.
Duplicação das BRs
Sobre as rodovias federais que cortam a Bahia,
cujas obras de duplicação estão em processo licitatório, como a BR-324, a
BR-116 e a BR-101, Borges foi pragmático. “Hoje corremos atrás do prejuízo.
Vamos duplicar as vias da BR-116, de Feira de Santana até Serrinha. Para o Sul
a responsabilidade (da duplicação) é
da Via Bahia, até o (Rio) Paraguaçu,
prevista para fevereiro de 2014, e já está atrasada. E a BR-101, queremos
licitar a duplicação até a BR-324 e também até a divisa do Espírito Santo”,
explicou.
César Borges criticou com veemência a
operacionalidade da Via Bahia por não haver nenhuma solução de engenharia para
a cratera na BR-324, aberta há 90 dias. O ministro dos Transportes exigiu celeridade
nas obras e afirmou que já abriu um processo administrativo contra a concessionária,
responsável pela gestão e manutenção da BR-324, trecho Salvador-Feira de
Santana, e BR-116, de Feira de Santana a Minas Gerais.
Ele ainda examinou possíveis soluções,
necessárias para reduzir o congestionamento da região compreendida entre a rodovia
mais importante da Bahia e o Acesso Norte. “O Governo do Estado levará o metrô
até Águas Claras. A prefeitura deve resolver os gargalos de Brasilgás, Pirajá e
Valéria (bairros por onde passa a rodovia)”,
disse, em depoimento concedido à rádio CBN Salvador FM 91,3, da Rede Bahia.
Pendências para 2014
Borges não se mostrou muito disposto ao
declarar a respeito das eleições de 2014, fazendo com que as discussões sejam
fomentadas a partir do mês de junho, quando a campanha dará início. “Tem
questões pendentes e não dá para fazer política agora. Vamos deixar lá para
meados do ano que vem para tomar as devidas posições. Sou político, sou
técnico, e coloco meu nome à disposição porque estou na política. Não sou
candidato, nem deixo de ser. Quem é do mar não enjoa. Quero o melhor para a
Bahia”, prognosticou.
Ao levantar hipóteses de o PR integrar a chapa
majoritária (para candidatos a presidente, governador e senador), como ambicionam
dois outros partidos da base aliada, o PP e o PDT, o ministro ressaltou que a
legenda não firmou esse compromisso. “O PT é majoritário e tem todas as
condições de lançar candidato. Mas não temos essa posição, estamos em aberto.
Temos hoje uma aliança e não temos dificuldade de ficar entre uma posição e
outra”, afirmou Borges, que já foi deputado, vice-governador, governador e senador.
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