Evento explica o bullying e seus aspectos
Mesa-redonda "Bullying: não leve esta lição para a escola", que aconteceu na Unijorge, esclareceu as generalidades e os reflexos da agressão contínua ocorrida nos ambientes escolar e de trabalho
Foi realizada no dia 31 de maio, no Auditório Zélia Gattai, no Campus Paralela do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), como parte integrante de uma série de trabalhos do projeto interdisciplinar temático, uma mesa redonda intitulada “Bullying: não leve esta lição para a escola”, promovida por um grupo de estudantes do 5º Semestre de Jornalismo*. No evento, foram discutidos, de forma clara e objetiva, o bullying, fenômeno agressivo manifestado no mundo contemporâneo, e seus diferentes aspectos.
Direcionado à comunidade discente do Colégio Villa Lobos, localizado junto à Unijorge, e aos educadores e professores das duas instituições educacionais, o evento foi conduzido pela psicanalista e psicopedagoga do colégio, Fátima Freire, pela psicóloga clínica e escolar Glória Antunes e pela psicóloga clínica e organizacional Cristina Voigt, sócia-diretora de uma consultoria de Recursos Humanos. As especialistas, convidadas pelos estudantes para ministrá-lo, explanaram sobre cada tema.
Organizada com expressivo sucesso, a mesa redonda “Bullying: não leve esta lição para a escola” foi um trabalho diferenciado de informação, entendimento e conscientização a respeito do problema, conceituado como assédio moral e desqualificação constante da vítima, que elimina sua inocência e parte para a violência. Esse dilema está cada vez mais presente não apenas no ambiente escolar, mas também nos espaços de trabalho.
Investigado pela mídia
Fátima Freire, primeira oradora, abriu a mesa redonda com uma discussão geral, explicando como o bullying atinge as relações interpessoais no ambiente escolar. Ela observou que há um número exacerbado de casos desse incômodo gesto violento, fazendo dele um assunto massivamente investigado pela mídia na atualidade. Certas vítimas de bullying nas escolas, de acordo com Fátima, passam por múltiplas crises de autoridade e não sabem colocar em prática o convívio com as distinções que há na sociedade.
Foi realizada no dia 31 de maio, no Auditório Zélia Gattai, no Campus Paralela do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), como parte integrante de uma série de trabalhos do projeto interdisciplinar temático, uma mesa redonda intitulada “Bullying: não leve esta lição para a escola”, promovida por um grupo de estudantes do 5º Semestre de Jornalismo*. No evento, foram discutidos, de forma clara e objetiva, o bullying, fenômeno agressivo manifestado no mundo contemporâneo, e seus diferentes aspectos.
Direcionado à comunidade discente do Colégio Villa Lobos, localizado junto à Unijorge, e aos educadores e professores das duas instituições educacionais, o evento foi conduzido pela psicanalista e psicopedagoga do colégio, Fátima Freire, pela psicóloga clínica e escolar Glória Antunes e pela psicóloga clínica e organizacional Cristina Voigt, sócia-diretora de uma consultoria de Recursos Humanos. As especialistas, convidadas pelos estudantes para ministrá-lo, explanaram sobre cada tema.
Organizada com expressivo sucesso, a mesa redonda “Bullying: não leve esta lição para a escola” foi um trabalho diferenciado de informação, entendimento e conscientização a respeito do problema, conceituado como assédio moral e desqualificação constante da vítima, que elimina sua inocência e parte para a violência. Esse dilema está cada vez mais presente não apenas no ambiente escolar, mas também nos espaços de trabalho.
Investigado pela mídia
Fátima Freire, primeira oradora, abriu a mesa redonda com uma discussão geral, explicando como o bullying atinge as relações interpessoais no ambiente escolar. Ela observou que há um número exacerbado de casos desse incômodo gesto violento, fazendo dele um assunto massivamente investigado pela mídia na atualidade. Certas vítimas de bullying nas escolas, de acordo com Fátima, passam por múltiplas crises de autoridade e não sabem colocar em prática o convívio com as distinções que há na sociedade.
A psicopedagoga evidenciou que os maiores índices desse sistema agressivo contínuo manifestam-se em portadores de necessidades especiais, tornando-os preconceituosos. O tema subsequente foi a articulação entre o bullying e o comportamento do indivíduo dentro da família, mediado pela psicóloga Glória Antunes. Segundo ela, todos os modos de relacionar se aprendem na família. Por último, Cristina Voigt abordou as consequências das moléstias intermináveis na fase adulta.
Quando a mesa redonda terminou, os organizadores sortearam 3 camisas estampadas com o logotipo do evento. A estudante do 5º Semestre de Jornalismo, Caroline Garrido, e duas estudantes de Ensino Fundamental do Colégio Villa Lobos foram contempladas com o prêmio. O sorteio foi efetuado com panfletos previamente distribuídos aos espectadores, um dos meios de divulgação, sendo que no verso de cada panfleto estava escrito um número, sinalizando o participante que o recebeu.
*Camila Barreto, Hugo Gonçalves, Taísa Conrado e Thyara Braga.
Quando a mesa redonda terminou, os organizadores sortearam 3 camisas estampadas com o logotipo do evento. A estudante do 5º Semestre de Jornalismo, Caroline Garrido, e duas estudantes de Ensino Fundamental do Colégio Villa Lobos foram contempladas com o prêmio. O sorteio foi efetuado com panfletos previamente distribuídos aos espectadores, um dos meios de divulgação, sendo que no verso de cada panfleto estava escrito um número, sinalizando o participante que o recebeu.
*Camila Barreto, Hugo Gonçalves, Taísa Conrado e Thyara Braga.
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