Hospital efetua primeiro transplante de células-tronco da Bahia
Operação ocorrerá no Hospital Espanhol, na próxima quinta-feira, em paciente com trauma raquimedular
Com informações da assessoria de imprensa do Hospital Espanhol e da Wikipédia
Com informações da assessoria de imprensa do Hospital Espanhol e da Wikipédia
Procedimento, coordenado pelo doutor Marcus Vinícius Mendonça, será o primeiro estudo em trauma raquimedular do país utilizando células-tronco mesenquimais
(Foto: Divulgação)
O Hospital Espanhol, situado no bairro da Barra, em Salvador, realizará, na próxima quinta-feira, dia 14, o primeiro transplante de células-tronco na Bahia. A operação será efetuada no corpo de um paciente com trauma raquimedular, caracterizado pela lesão concomitante da coluna vertebral com a medula espinhal, e predominante em adultos jovens do sexo masculino.
Primeiro estudo em trauma raquimedular do Brasil com a utilização de células-tronco mesenquimais - uma população de células do estroma do tecido capazes de se diferenciar em tecidos diversificados -, o transplante será conduzido pelo coordenador do Serviço de Neurocirurgia do hospital, doutor Marcus Vinícius Mendonça. O médico é membro da equipe médica do projeto de pesquisa para tratamento de paraplegia com o uso de células-tronco.
Introduzido em 2005, na Bahia, o projeto é financiado pelo Ministério da Saúde, e tem como parceiros a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao ministério, o Hospital Espanhol e o Centro de Biotecnologia e Terapia Celular do Hospital São Rafael (CBTC). Seu objetivo é estimular a reabilitação neurológica de pacientes paraplégicos voluntários. Desde agosto de 2010, 20 pacientes participam do programa.
Comentários