Série de encontros estimula comércio externo

Entre os dias 3 e 4 de agosto, o Centro de Convenções abrigará os Encontros de Comércio Exterior (Encomex), com ações que contribuem para o desenvolvimento das exportações brasileiras


Salvador receberá, nos dias 3 e 4 de agosto, os Encontros de Comércio Exterior (Encomex), que propiciam uma profunda integração dos setores público e privado no fomento ao desenvolvimento da exportação e na promoção das políticas, das ações e da estrutura do comércio exterior. Na capital baiana, o Centro de Convenções foi escolhido para hospedar os encontros, cujo tema é Desenvolvimento e Competitividade.

O objetivo geral da série de eventos, direcionado a empresários de pequeno e médio porte, gestores públicos, profissionais de comércio exterior e representantes da sociedade civil, é mobilizá-los intensamente na busca de soluções para os desafios da área no Brasil.

Atraente

Formada por palestras, oficinas setoriais e temáticas e curso básico de exportação, a programação dos Encomex atrai empresários brasileiros no comércio internacional, fornecendo contatos que promovem o crescimento dos negócios externos e informações relevantes sobre a estrutura, o funcionamento e as regras básicas do intercâmbio comercial nacional, das oportunidades de negócios e dos mecanismos de subsídio à exportação. Todas as partes do encontro são voltadas para o empresariado de pequeno e médio portes.

Além disso, a iniciativa inclui o Espaço do Exportador, onde os participantes interessados podem prestar esclarecimentos mais específicos acerca do comércio exterior, e um showroom constituído por estandes, onde serão expostos produtos, serviços e técnicas de apoio ao segmento. As inscrições para os Ecomex, que são isentos de fins lucrativos, são gratuitas, e podem ser efetuadas pelo site http://www.encomex.mdic.gov.br/.

Os Ecomex, realizados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, possuem o patrocínio da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Em Salvador, contam com o apoio do Governo da Bahia, através da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração.

Comentários