Iniciativa prevê ações culturais nas comunidades brasileiras

Objetivo do projeto Aqui Tem Palco, parceria entre o Ministério da Cultura e a empresa de bebidas Ambev, é dar visibilidade à diversidade artística popular em todo o país através de mapeamento
 
Com informações do portal A Tarde
 
Junto com representantes da Ambev, a ministra Marta Suplicy (centro) assinou acordo que resultou na iniciativa, no Morro do Vidigal, no Rio
(Foto: Divulgação/MinC)
 
A titular do Ministério da Cultura (Minc), Marta Suplicy, assinou, nesta quinta-feira (11), no morro do Vidigal, zona sul do Rio de Janeiro, um contrato firmando parceria de um ano entre a pasta e a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev). Como resultado desse acordo, foi lançado o projeto Aqui Tem Palco, que pretende realizar 70 mil microeventos culturais pelo país até 2015.
 
A estratégia da proposta, que tem como meta impactar sete milhões de brasileiros, é dar visibilidade a múltiplas expressões artísticas através de um mapeamento amplificado, identificando e estimulando artistas e manifestações culturais populares em todo o território nacional.
 
"Esta iniciativa casa com a política do Ministério, que tem como norte a inclusão cultural", proclamou a ministra, lembrando ainda ações recentes do MinC, a exemplo da implantação do cartão Vale Cultura, um benefício de R$ 50 mensais para que os trabalhadores tenham acesso às atividades culturais, e do Sistema Nacional de Cultura.

Inicialmente, o Aqui Tem Palco está sendo concentrado no Rio, onde será efetuada uma seleção de agentes culturais comunitários para produzir uma cartografia que impulsionará novos talentos locais. A partir do próximo ano, a iniciativa bilateral entre o Minc e a Ambev, dona de marcas como Brahma, Antarctica e Skol, deverá atrair outras capitais do país, incluindo Salvador.
 
Comunidade, mostra sua arte
 
Marcada por um pocket show do sambista Arlindo Cruz, a cerimônia de lançamento do projeto cultural contou ainda com a participação do presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Guti Fraga, nascido no Vidigal. "Tudo o que eu queria era disponibilizar palco para as pessoas mostrarem a sua arte. Esta parceria nos possibilita um voo", declarou.
 
Outro aspecto primordial da iniciativa, que é a sua vinculação com o público jovem, foi enfatizado pelo vice-presidente jurídico e de relações corporativas da Ambev, Pedro Mariani.
 
"De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cerveja é a segunda maior paixão do brasileiro, perdendo somente para o futebol. Por isso mesmo, vamos incluir uma campanha para estimular o consumo responsável", certificou, acrescentando que cerca de 50 mil proprietários e funcionários de bares e restaurantes estarão submetidos a treinamento.
 
Uma pequena amostra
 
Os convidados para o evento que divulgou o Aqui Tem Palco tiveram a oportunidade de conferir uma amostra da proposta ao prestigiarem o Curtisom, projeto-piloto com a missão de transformar vans em palcos ambulantes para a realização de espetáculos de pequeno porte.
 
Na ocasião, artistas da própria comunidade do Morro do Vidigal apresentaram, em regime de revezamento, performances de samba, funk, street dance, beat box, balé e capoeira.
 
Além do Curtisom, o concurso Talentos do Samba e o programa de capacitação Nosso Bar integram um tripé de patrocínios culturais da Ambev, que, a partir da parceria com o Ministério da Cultura, passa a estar inserido no projeto Aqui Tem Palco.

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