1 ano publicando dois universos

Hoje é um dia especialíssimo para mim: este blog completa 1 ano de existência. Numa noite de uma sexta-feira, 2 de outubro de 2009, agrupando textos que eu mesmo havia elaborado e estocado no computador anteriormente, uma lâmpada, digna de gênio, acendeu em meu intelecto. De repente, idealizei um projeto, ainda em gestação, e o materializei neste blog, momentaneamente batizado de Hugo Gonçalves Jornalismo, explicitando meu amor incondicional e minha humildade por uma das áreas mais criativas do mercado de trabalho. A princípio, postei aqui apenas oito textos, mas em menos de 1 ano o número de postagens armazenadas está ultrapassando centenas.

Louvando meus fantásticos dotes de jornalista na complexa versatilidade dos materiais de autoria própria – reportagens, notas, artigos, crônicas, entrevistas e até poemas, além de fotografias e vídeos –, além de materiais creditados a terceiros para complementar esta minha suntuosa obra autoral, valho-me da autonomia de expressão e de informação para divulgar minhas ideias. Inesgotáveis, insuperáveis e irruptíveis, no modo de agir, pensar e fabricá-las com coerência e coesão. Uso esta página, intuitivamente, a fim de nortear meus caminhos que nunca têm um fim. Na minha ótica, essa infinitude de caminhos é o começo do meu quilométrico currículo como operário da imprensa.

Cultivo o dom, a habilidade, de introduzir aqui uma maneira diferente de trocar ideias, de discorrer sobre os acontecimentos abordados nas duas instâncias universais – particular e pública, íntima e externa, individual e coletiva, confidencial e explícita. Tenho coragem para libertar-me dos males que me rodeiam, da inveja, da ganância, da arrogância, do pecado em geral, e exalto com lucidez o amor. É o amor, entre outras emoções, que fará de mim, talvez, um exímio artífice de lidar com a escrita e com a voz, com ênfase para uma dicção indefectível. Minha área de jornalismo, reafirmando meus dogmas, não será a falada, e sim a escrita ou impressa, pois ela será a garantia de manter-me atualizado periodicamente.

Não estipulei, até a referida data, este vívido endereço eletrônico no qual vocês, leitores, encontrarão um tesouro incrementado de informações a respeito dos mais variados temas de interesse. Quero redigir continuamente milhões de ideias a serem materializadas aqui, dependendo dos limites na minha incontável capacidade cognitiva, ora exorbitantes, ora intermediários, ora irrisórios. Em paralelo com minhas peripécias em ambientes corporativos, sempre manterei este blog no ar, até eu me causar sinais de fadiga concernente à idade ou morrer. Carpe diem. Tenho agora, com a publicação deste artigo, 214 motivos para comemorar o primeiro aniversário deste fabuloso tesouro jornalístico.

Comentários