Ana Paula Matos assume secretaria da Saúde de Salvador

Nome da vice-prefeita para comandar pasta na capital baiana foi anunciado durante coletiva pelo prefeito Bruno Reis, ao apresentar novos integrantes da sua equipe

Hugo Gonçalves, jornalista (SRTE/BA 4507)

Salvador, 17 de janeiro de 2023

Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação de Salvador (Secom) e do jornal Correio*

Matéria atualizada em 18 de janeiro de 2023, às 20h27

 

Ao acumular os dois cargos, caberá a Ana Paula assumir desafio de cuidar da saúde dos soteropolitanos
Reprodução


Em coletiva de imprensa no hotel Mercure, no Rio Vermelho, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) anunciou nesta segunda-feira (16) os novos membros da administração municipal de Salvador, entre eles a vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT), que passará a comandar a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Confirmados os nomes dos futuros secretários e dirigentes de órgãos da capital, Ana Paula, 45 anos, acumulará os dois cargos, cabendo-lhe assumir a missão de cuidar da saúde da população.

A escolha dela como titular da Saúde faz parte de uma reforma administrativa que contempla 16 alterações em secretarias e órgãos do município – incluindo alguns quadros já conhecidos da Prefeitura, mas que serão realocados para diferentes pastas, e novas figuras que integrarão a gestão soteropolitana. Dentre os estreantes, incluem-se o empresário de celebridades Pedro Tourinho, futuro secretário de Cultura e Turismo, e Cacá Leão (PP) – deputado federal em fim de mandato –, que irá conduzir a Secretaria de Governo (Segov).

De acordo com Bruno Reis, o objetivo da renovação de parte da sua equipe é continuar fazendo da atual administração de Salvador a melhor gestão do Brasil. “É normal de dois anos de governo que possamos fazer algumas mudanças, possamos trazer novas pessoas para a gestão e remanejar outras que estão com a gente já algum tempo”, justificou.

Ao apresentar Ana Paula como nova secretária municipal da Saúde, Bruno enalteceu o desempenho da sua vice na gestão da capital baiana, enfatizando que ela – administradora de formação – é mais do que preparada para conduzir um desafio inédito. “Ana Paula, de quem sou companheiro desde a época da faculdade no movimento estudantil, trabalha de forma exemplar na gestão. Agora, entra no desafio de cuidar da saúde da nossa cidade”, discursou o prefeito.

Prioridades

Durante a sua fala, Ana Paula Matos elencou as prioridades que irá estabelecer à frente da Saúde a partir de 1º de fevereiro, quando será empossada junto com os demais 15 gestores já anunciados. Na avaliação dela, é necessário garantir a qualidade no atendimento à população soteropolitana, uma vez que a pandemia de Covid-19 dominou o panorama sanitário em âmbito mundial nos últimos três anos, o que tornou inviável a implantação de vários projetos na cidade.

“Agora é o momento de repensar; vamos buscar dar condições para que a população possa fazer as cirurgias eletivas, exames especializados, melhorar o atendimento, entregar novos equipamentos e tirar do papel a Maternidade Municipal. Eu, como mulher, ficarei muito honrada em deixar para a cidade esse legado”, destacou a vice-prefeita, que na SMS ocupará o lugar de Décio Martins, recém-nomeado superintendente da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).

Ana Paula salientou ainda que entende a saúde de uma forma global, sob múltiplas perspectivas, “levando em conta também as questões econômicas e sociais, como a qualidade de vida, combate à mortalidade infantil e insegurança alimentar”. Para a próxima titular da Secretaria da Saúde da capital baiana, que agradeceu ao prefeito Bruno Reis ao se sentir honrada com essa nova missão, assumir a pasta será um grande desafio.

“Sei que vamos vencê-lo reconhecendo que nossa equipe de Saúde é de técnicos qualificados e preparados, servidores que sabem a razão do seu trabalho, que é cuidar das pessoas. Eu sou mestre em Gestão; então, vamos usar o conhecimento de Gestão, com o conhecimento técnico para fazer com que a população que vá ao posto se sinta bem atendida, acolhida, e não deixar a desejar em nada ao serviço de saúde privada”, frisou.

 

Desde 2013, atual vice-prefeita (a décima, à esquerda de Bruno Reis) detém uma exitosa trajetória na gestão municipal
Valter Pontes/Secom PMS – 16/01/2023


Carreira de gestora

Nascida em 11 de novembro de 1977, a soteropolitana Ana Paula Andrade Matos Moreira é graduada em Administração pela Universidade Salvador (Unifacs) e em Direito pela Universidade Católica de Salvador (Ucsal), além de possuir experiência como professora universitária. Também cursou pós-graduação em Finanças Corporativas e mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Servidora concursada da Petróleo Brasileiro S. A. (Petrobras), a vice-prefeita e futura secretária da Saúde foi cedida à administração municipal em 2013, durante o primeiro mandato do então prefeito ACM Neto, para atuar como diretora-geral da Secretaria de Educação (Smed). Ana Paula iniciou, a partir daí, uma profícua trajetória em diversos cargos na Prefeitura de Salvador, coroada de êxitos e conquistas.

Em seu sólido currículo no setor público da capital, Ana Paula Matos foi ainda chefe de gabinete da Vice-Prefeitura, presidente do Instituto de Previdência Municipal, subsecretária e secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza (por duas vezes), além de diretora-geral das Prefeituras-Bairro – até estrear em eleições, em 2020, como candidata a vice de Bruno Reis, à época no Democratas (DEM), que se sagrou vitorioso na corrida ao Palácio Thomé de Souza.

Ambos tomaram posse em seus respectivos cargos em 1º de janeiro de 2021, sendo que Ana Paula exerceu, simultaneamente, a titularidade da Secretaria de Governo. Foi exonerada da pasta em 2022, com vistas a participar da disputa presidencial daquele ano. Na ocasião, o advogado, professor, ex-deputado, ex-prefeito de Fortaleza, ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes (PDT) a convidou para formar sua chapa, que terminou o pleito em quarto lugar.

Comentários