“Casa soteropolitana”: IBGE comemora 471 anos de Salvador com vídeo criativo

Infográfico retrata as condições dos mais de 1 milhão de domicílios da capital baiana, que, em função da pandemia do novo coronavírus, pela primeira vez celebrou seu aniversário dentro de suas casas


Matéria atualizada em 30 de março de 2020, às 21h26

Cerca de 2,9 milhões de pessoas ocupam atualmente a quarta maior cidade brasileira
Foto: Divulgação

Primeira capital do Brasil, e hoje a sua quarta metrópole mais populosa, Salvador completou, neste domingo (29), 471 anos de sua fundação. No entanto, em função do isolamento social gerado pela pandemia global da infecção pelo novo coronavírus (Covid-19), a capital baiana, tradicionalmente caracterizada por suas festas e pela rotina dinâmica em suas ruas, avenidas, ladeiras, praças e largos, comemorou o seu aniversário de uma forma inédita – em suas próprias casas.

Sob esse prisma, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por intermédio da sua Unidade Estadual da Bahia (UE/BA), divulgou, dias antes, um infográfico criativo em vídeo que compila os principais dados estatísticos, retratando as atuais condições dos 1,041 milhão de domicílios da cidade habitada por cerca de 2,9 milhões de pessoas – a chamada “casa soteropolitana”. As informações apresentadas no vídeo foram extraídas da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) de 2018, realizada pelo IBGE.

Das unidades habitacionais coletadas pela pesquisa em Salvador, nas quais vivem, em média, 3 moradores por domicílio, 66% são casas e 34% são apartamentos. Também foram investigadas a natureza da sua ocupação – 71,6% deles são próprios, enquanto 19,8% da população soteropolitana pagam aluguel –, a posse dos bens, a responsabilidade dos domicílios – sendo que quase metade deles (49,6%) é chefiada por mulheres – e as condições de saneamento básico, que contemplam abastecimento de água, acesso à rede de esgoto e coleta de lixo.

O vídeo finaliza com um convite especial do IBGE baiano a todos os moradores da capital, que hoje se encontram confinados em suas residências para evitar aglomerações, a fim de comemorar, em um futuro próximo, o seu aniversário ao ar livre. “Em 100% dessas casas, as soteropolitanas e soteropolitanos celebram a primeira capital do Brasil, fazendo sua parte para que, em breve, possamos todos festejá-la como ela merece!”, diz a mensagem, antes de encerrar o material audiovisual felicitando a cidade pelo seu 471º aniversário.

Confira, a seguir, o infográfico em vídeo em comemoração aos 471 anos da nossa “casa” Salvador.


Agradecimentos

À equipe da UE/BA, especialmente à sua supervisora de Disseminação de Informações, Mariana Viveiros, por estar à frente do processo de elaboração deste infográfico surpreendentemente colorido, animado, ilustrado, dinâmico e abundante em uma junção de dados que traduzem um retrato fiel da primeira capital do Brasil através dos seus domicílios.

Este jornalista e servidor do IBGE também manifesta sua gratidão a Mariana, que também exerce a mesma profissão, por ter autorizado a publicação deste material na web, e deseja aos espectadores uma excelente apreciação audiovisual e um feliz aniversário para Salvador, que atualmente é a quarta cidade mais populosa do País – atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília – e, de fato, a nossa casa.

Salvador, 29 de março de 2020.

Hugo Gonçalves
Jornalista autônomo (SRTE/BA 4507) e servidor público federal do IBGE.

Comentários