Através de ilustrações, arte-educador conscientiza as pessoas sobre coronavírus

Série lançada nesta semana traz imagens simples e coloridas que, segundo seu idealizador, provocam a população no controle do contágio

Mesmo sendo tema principal da série, novo coronavírus abrange outras vertentes, já que incentiva cada ser humano a rever seus valores e posicionamentos em relação à vida
Foto: Reprodução/Daniel Luz

A pandemia do novo coronavírus, responsável por disseminar por todo o planeta a doença conhecida como Covid-19, além de ocasionar a contaminação de milhares de pessoas, inclusive levando-as à morte, vem produzindo impactos acentuados na vida cotidiana e nas diferentes esferas da sociedade.

Diante dessa turbulenta conjuntura, que se traduz num dos maiores problemas de saúde pública da história da humanidade, um arte-educador engajado do bairro da Ribeira, situado na Península de Itapagipe, parte baixa da cidade de Salvador, resolveu fazer do seu ofício um instrumento de diálogo e reflexão acerca do contágio, bem como do seu controle e prevenção.

Foi pensando no atual cenário em que vive o mundo que Daniel Luz, de 48 anos, divulgou nesta quinta-feira (26), por meio de suas redes sociais, uma série de ilustrações de caráter informativo-instrutivo, intitulada A vida em tempos de coronavírus.

A tendência, segundo Daniel, é que, a partir do lançamento da sequência imagética, duas ilustrações sejam lançadas a cada dia, durante o período de dez dias. “Escolhi a técnica da colagem e, com imagens simples e coloridas e textos curtos, fazer a provocação”, explicou, referindo-se à concepção e ao desenvolvimento das peças.

Embora seja o tema central da série, o novo coronavírus, bem como a infecção causada por ele, abrange outras vertentes, já que induz cada ser humano a rever os seus próprios valores e posicionamentos em relação à vida como um todo. “Apesar de pensar que todos já estão cansados de refletir sobre isso, também entendo que é a partir dessa reflexão diária e imposta que vamos traçar o nosso caminhar daqui para frente”, salientou o professor.

Para Daniel, que leciona para turmas do Ensino Fundamental I, a ideia é que, ao retornar às aulas após o isolamento social imposto pela pandemia – no qual recomenda-se que todos permaneçam em suas casas para evitar o contágio –, possa organizar uma exposição na escola, objetivando ampliar o debate com as crianças. “Que esse período difícil passe logo e que, de verdade, a humanidade obtenha algum aprendizado”, concluiu.


Confira, na galeria abaixo, algumas ilustrações que contemplam a série A vida em tempos de coronavírus
Fotos: Reprodução/Daniel Luz










Número de casos no Brasil passa para 3.904; mortes chegam a 114

Neste sábado (28), o Ministério da Saúde atualizou, através de novo balanço, os casos de Covid-19 no Brasil. Até o fechamento desta matéria, foram registrados, no total, 3.904 casos confirmados e 114 mortes pela infecção respiratória, com taxa de letalidade estimada em 2,8%.

O estado de São Paulo continua liderando o mapa da doença no País, com 1.406 notificações e 84 mortes. Na sequência vêm o Rio de Janeiro, que concentra 558 casos e 13 óbitos, o Ceará, com 314 ocorrências e 4 mortes, e o Distrito Federal, que acumula 260 casos e nenhuma morte.

Já a Bahia, além de ocupar a segunda colocação em número de infectados pelo novo coronavírus no Nordeste – atrás apenas do Ceará –, detém sua nona maior incidência em nível nacional. Até agora, são 128 casos confirmados em território baiano, dos quais, de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), 81 ocorreram em Salvador, porém nenhuma morte foi registrada.

Comentários

Unknown disse…
Excelente trabalho desenvolvido pelo artista plástico e educador Daniel Luz! Parabéns pela matéria, Hugo Gonçalves, ela ficou ótima!!
Unknown disse…
O mundo precisa de pessoas que nos acrescente ideias de um boa esperança em dias melhores para todos. Parabéns pela iniciativa do jornalista, Hugo Gonçalves e do excelente trabalho do professor e artista plástico, Daniel Luz! Olha como precisamos das artes sempre!
Hugo Gonçalves disse…
Daniel foi meu colega de turma no Curso Técnico em Comunicação Visual no Senai Dendezeiros, em 2017. Mesmo assim, admiro o trabalho visual dele, que traduz o nosso cotidiano em arte!
Unknown disse…
Parabéns Daniel e obrigado pela sua dedicação ao cumprir esse papel que as vezes árduo, mas sempre necessário. Ser professor é ser ILUMINADO. Parabéns Hugo pela oportunidade que nos deu em conhecermos mais um belíssimo trabalho.
Daniel Luz disse…
Em tempos de isolamento social a Arte é com certeza uma ferramenta de aprendizado. E foi pensando em aprender que criei essa serie que tem como objetivo criar um dialogo com meus alunos do Fundamental I da escola municipal quando retornarmos as aulas.
Quero agradecer a Hugo Gonçalves por essa oportunidade de fazer parte desse blog incrível que tem como fundamento exercitar a noticia e a informação como elemento de transformação social.