Saberes foram discutidos na 5ª edição do Interculte
Hugo Gonçalves - Estudante do 4º Semestre de Jornalismo da Unijorge
Matéria publicada na primeira página do jornal Casulo, publicação interna do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), nº 58, outubro de 2010
Matéria publicada na primeira página do jornal Casulo, publicação interna do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), nº 58, outubro de 2010
Entre os dias 19 e 21 de outubro, a Unijorge recepcionou discentes, docentes e especialistas de todas as vertentes da sabedoria e do conhecimento humano para o exercício de atividades acadêmicas e culturais na 5ª edição do Encontro Interdisciplinar de Cultura, Tecnologias e Educação (Interculte), que acontece todos os anos desde 2006 e aborda os saberes e contribuições das comunidades em geral.
O tema desta edição, "Conhecimento Científico/Reconhecimento Popular: Saberes Possíveis?" foi proposto pela Comissão Organizadora do evento, da qual faz parte a coordenadora dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Produção Audiovisual da instituição, Patrícia Barros Moraes, e de acordo com ela, a escolha teve a intenção de estabelecer um diálogo entre os conhecimentos popular, produzido através das diferenças, e científico, que utiliza métodos sistematizadores.
"A ideia foi trabalhar os dois de forma criativa, dinâmica e interessante, para que os alunos percebessem que não existe um melhor do que o outro, mas que eles são diferentes. O conhecimento científico dá ao homem consciência de si mesmo e do seu entorno, contribui com a compreensão dos fenômenos de forma sistematizada e criteriosa. Segundo Roberto DaMatta, o homem é o único ser que possui a capacidade de pensar e refletir sobre o próprio pensamento. Nessa perspectiva, o conhecimento popular é completamente intuitivo, espontâneo e valorativo, carregado de sentimentos e heranças culturais", revela Patrícia.
Tendo como público-alvo estudantes, professores e pesquisadores, o Interculte ofereceu mesas redondas, palestras, oficinas, minicursos e apresentações de artigos científicos, além de painéis e comunicações orais.
Abertura com aula-show
O compositor, pianista e professor de Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo (USP), José Miguel Wisnik, e o músico paulista, que também é Mestre e Doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP, Arthur Rosenblat Nestrovski, professor PhD titular da Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), foram os responsáveis pela palestra de abertura do Interculte, às 19 h, no Auditório Zélia Gattai, em formato de aula-show.
Os dois conferencistas são reconhecidos internacionalmente como os principais intelectuais da contemporaneidade, pois têm publicações e composições de altíssima qualidade, tanto na área acadêmica quanto artística.
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