Excesso de sal provoca doenças renais

Consumo descontrolado da substância na dieta prejudica o funcionamento dos rins
 
Com informações do Jornal Hoje, da TV Globo, e do site da Sociedade Brasileira de Nefrologia
 
No máximo, uma pessoa deve ingerir 5 gramas de sal por dia
(Foto: Divulgação)
 
Sinal indicador de alerta para a saúde dos brasileiros: atualmente, o país acumula uma quantidade estimada em 100 mil pacientes com problemas renais. Um fenômeno associado ao acréscimo ou ao excesso habitual de sal nas refeições diárias, considerados prejudiciais para o funcionamento do rim, um dos órgãos que compõem o aparelho urinário.
 
Com formato e dimensões idênticos a um grande grão de feijão, os rins são responsáveis por eliminar as toxinas do sangue por um sistema de filtração através da urina, regular a formação do sangue e da produção dos glóbulos vermelhos – as hemácias –, regular a pressão sanguínea e controlar o delicado equilíbrio químico e de líquidos do nosso organismo.
 
Diariamente, uma pessoa deve consumir no máximo 5 gramas de sal, equivalentes a duas colheres de chá rasas. No entanto, controlar o teor da substância à base de cloreto de sódio ao longo do dia implica um imenso desafio. Muitas pessoas não estão cientes de que o sal consumido não é só aquele que é adicionado às comidas.
 
Alguns alimentos industrializados prontos, facilmente encontrados em supermercados, como enlatados, vegetais em conserva, carnes salgadas, embutidos, condimentos, congelados e até bebidas, como refrigerantes, possuem altos teores de sódio em sua composição. “Se a gente consumir uma quantidade de sódio muito grande, a gente dá muito trabalho aos rins. Isso, em longo prazo, pode causar algum tipo de lesão ou de sobrecarga”, declarou a nutricionista Danielle Lodetti, de Fortaleza.
 
Beber água é necessário
 
O quadro tende a piorar ainda mais para os rins no momento em que uma pessoa bebe pouca água. Mesmo quando o indivíduo não está sentindo sede, o líquido deve ser ingerido com urgência. “Tem que ser pelo menos dois litros de água por dia, e o nosso clima também é muito quente. Quem faz atividade física, tem que beber mais ainda do que isso”, advertiu Danielle.
 
Entre os produtos alimentícios incluídos na lista dos que são nocivos à saúde renal estão os de origem animal, que são ricos em proteínas, como carnes, leites e seus respectivos derivados. A nutricionista recomenda, no máximo, a ingestão diária de 120 gramas de proteínas, tomando por parâmetro de referência a dieta de um adulto de 70 quilos.
 
“Uma refeição em que você coma um bife de 120 gramas, uma concha de feijão e umas três colheres de arroz facilmente atinge 50 a 60 gramas de proteína”, explicou. Todavia, o consumo de frutas, ervas e vegetais está liberado, mas, para auxiliar no funcionamento dos rins, o ideal é que esses alimentos sejam comidos na forma fresca
 
45% dos brasileiros que fazem hemodiálise são diabéticos e hipertensos
(Foto: Divulgação)
 
Hemodiálise
 
Além de ajudar os pacientes na prevenção de enfermidades renais (veja algumas sugestões abaixo), esses conselhos devem ser seguidos prioritariamente por portadores de doenças crônicas, a exemplo da diabetes e da pressão arterial alta ou hipertensão. No Brasil, existem 45% das pessoas submetidas a exames de hemodiálise que sofrem de complicações causadas por tais doenças.
 
É o caso de Benedito Pereira, 50 anos, morador de Fortaleza. O aposentado, que não obedeceu às recomendações médicas para controlar a diabetes, descobriu, há quatro anos, que os rins pararam de funcionar em razão disso. Hoje, Benedito depende da hemodiálise para lutar por sua árdua sobrevivência. “Se eu pudesse (viver sem nenhuma doença), eu faria muito diferente”, falou pausadamente, em entrevista à repórter Aline Oliveira, da TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo no Ceará.
 
“Se você toma o medicamento, mas não faz uma restrição de sal, os medicamentos não vão agir de forma satisfatória para aquele controle efetivo”, disse a presidente da seção cearense da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), doutora Sônia Maria Holanda Almeida Araújo.
 
Pacientes necessitam manter a dieta sob controle, evitando o sódio e as gorduras
(Foto: Divulgação)
 
Como se prevenir das enfermidades
 
Além do necessário controle da dieta, evitando o excesso de carnes vermelhas e de alimentos enriquecidos em sódio e gorduras, a SBN mencionou, em seu site, algumas recomendações que podem ajudar os pacientes na prevenção do aparecimento de doenças renais:
 
·         Evitar o excesso de peso;
·         Praticar exercícios físicos regularmente;
·         Não fumar;
·         Controlar a diabetes e a pressão arterial;
·         Usar medicamentos adequadamente e evitar remédios que agridam os rins;
·         Verificar periodicamente os níveis de proteinúria ou albuminúria (presença de albumina, proteína produzida pelo fígado através do metabolismo dos alimentos ricos em proteínas) e a dosagem de ureia e creatinina no sangue por meio da realização de exames;
·         Consultar regularmente um médico clínico ou nefrologista.

 
Importante
 
Pacientes idosos, portadores de doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral ou derrame, e pacientes com histórico de doenças nos rins em familiares têm maior probabilidade de desenvolver lesões renais. Logo, eles devem ser diagnosticados com triagem de exames de urina e dosagem de ureia e creatinina no sangue.

Comentários