Um pouco de minha gênese

Possuo, sobretudo, dois nomes de batismo: Hugo e Leonardo. O meu primeiro nome, Hugo, tem origem germânica e seu significado pode ser traduzido como pensamento, espírito e razão, três das minhas especificidades que me tornam um ser racional e virtuoso. Leonardo, o segundo, provém do teutônico, e significa "bravo como um leão".

Antes de minha mãe Jaciara, recém-casada àquela altura, parir pela primeira vez (sou primogênito dela), há 22 anos, ela escolheu "Hugo" por ser um nome curto, com quatro letras, dissílabo e, portanto, de fácil memorização. Para que eu tivesse dois nomes, meu pai Celino optou por "Leonardo" com o objetivo de complementar o primeiro. Foi assim que, após chegar a um consenso, meus pais me batizaram com o nome definitivo.

Quanto a meus sobrenomes, o primeiro, Nascimento, é latino, fundamentado na tradição cristã, e está associado ao nascimento de Jesus Cristo. A família Nascimento, da qual minha mãe descende, veio de Parafuso, distrito de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, onde a minha avó materna, Hilda, nasceu.

Gonçalves, meu segundo sobrenome, é português, hereditário, derivado do antropônimo Gonçalo, que em teutônico quer "dizer salvo na guerra". Inspirado nisso, Gonçalves significa "filho de Gonçalo". A família que leva esse sobrenome, da qual meu pai provém, emigrou do município de Mata de São João, também na Região Metropolitana, para fixar na capital baiana.

Comentários