"Se for dirigir, não beba"

16 de setembro de 2008

Criada para ajudar a diminuir o número de acidentes de trânsito no Brasil, a chamada Lei Seca entrou em vigor em junho deste ano. Até a vigência da lei, milhares de acidentes e mortes nas estradas estavam ocorrendo no país em decorrência do elevado consumo de bebidas alcoólicas. Os motoristas que não estão cumprindo a lei devem ser punidos.

O consumo de álcool provoca diversas alterações físicas e psicológicas no corpo humano. Os indivíduos, portanto, perdem o controle da direção ao conduzirem seus veículos em rodovias, avenidas e ruas movimentadas. Vários acidentes e mortes estão sendo registrados em todo o Brasil em consequência disso. Com esse preocupante resultado, o país é campeão em acidentes de trânsito no mundo.

A Lei Seca ajudou a reduzir pela metade o número de acidentes nas principais estradas brasileiras. Muitos motoristas, no entanto, não estão cumprindo-a, pois eles continuam bebendo acima do limite. O condutor, se não obedecer a lei, sofrerá gravíssimas consequências, como a perda temporária da Carteira Nacional de Habilitação e a sua prisão em alguns casos.

Alguns bares e empresas de transportes estão conscientizando contra o consumo de álcool, alertando os motoristas sobre os acidentes causados pelas bebidas. Mesmo com a Lei Seca em vigor, todos os condutores devem cumpri-la para colaborar na redução dos acidentes e das mortes no trânsito brasileiro.

Comentários