Trabalho em equipe implica socialização

Hugo Gonçalves, jornalista (SRTE/BA 4507)

Foto: Divulgação

Salvador, 2 de maio de 2023

Atualizado às 22h28

 

Interação dos colaboradores no ambiente organizacional assegura-lhes um melhor desempenho, além de contribuir para a otimização da sua qualidade de vida

 

Ao contrário do trabalho em grupo, no qual não existe nenhuma cooperação entre os membros, o trabalho desenvolvido em equipe proporciona sinergia máxima e esforço conjunto nos processos decisórios. Esse relacionamento interpessoal, portanto, impulsiona a socialização no ambiente organizacional, assegurando aos integrantes das equipes um melhor desempenho. Ademais, tal interação contribui para otimizar a qualidade de vida dos colaboradores.

Inúmeras organizações, contemporaneamente, propõem incentivá-los a constituírem respectivas equipes, o que implica a coesão e a harmonia entre eles – e, em consequência, o alcance dos seus objetivos ambicionados (eficácia). Como as equipes são mais flexíveis do que os grupos tradicionais, o trabalho nessa perspectiva torna o ambiente laboral mais competitivo e fomenta a participação dos membros nas tomadas de decisão, sendo indivíduos mais motivados.

Por essa razão, os funcionários promovem uma cultura colaborativa sólida mediante a adoção de um comportamento interpessoal que seja eficaz. Através dessa reciprocidade, se faz possível a socialização no âmbito profissional, o que catalisa a otimização do desempenho resultante do esforço coletivo dos membros. Para atingi-lo, é necessária uma conjugação de fatores positivos, como a capacidade de se resolver problemas e conflitos, a melhoria da produtividade e os debates acerca das questões comportamentais, além da própria cultura colaborativa.

Outro impacto produzido pela socialização – e considerado crucial para as equipes prosperarem – diz respeito à promoção da qualidade de vida dos seus membros. É por meio de um relacionamento consistente entre eles que tornam viáveis o seu envolvimento na assunção de responsabilidades, bem como seu senso criativo e inovador, a felicidade, a autoestima e as conquistas pessoais. Uma vez que o trabalho vem sendo desenvolvido em coletividade, observamos a socialização como efeito direto desse fenômeno.

Comentários