Viva a vibração com mais saúde
Texto: Hugo Gonçalves, jornalista (SRTE/BA 4507)
Barra do Gil (Vera Cruz, Ilha de Itaparica), 22 de dezembro de 2022, segundo dia do solstício de verão.
Atualizado em 27 de dezembro de 2022, às 16h04
O astral da temporada mais contagiante nos proporciona, ano após ano, um clima de alegria, energia e otimismo para apreciarmos os exuberantes tesouros da Mãe Natureza. Logo, estamos vivenciando o segundo verão subsequente ao letal apogeu pandêmico, que talvez seja o mais colorido e movimentado após aquela crise sanitária responsável pelo extermínio de milhares de vidas planeta afora.
Porém, como as estatísticas relacionadas à incidência da Covid-19 – e de outros importantes problemas de saúde pública – continuam aumentando exponencialmente no mundo todo, inclusive no Brasil, é fundamental adotarmos os mecanismos preventivos para inibir tais doenças na alta estação. É justamente neste período que variantes inéditas (e incalculáveis) do novo coronavírus vêm se proliferando, devido ao monumental fluxo de turistas que desembarcam em seus destinos.
Já que, em pleno verão, quem brilha soberano é o Sol, outros cuidados precisam ser redobrados em prol do nosso bem-estar. O exercício regular de atividades físicas, associado à promoção de hábitos alimentares e nutricionais adequados e à ingestão diária de líquidos, colabora para a mitigação de diversas enfermidades, a exemplo do infarto e da obesidade. Além disso, faz-se necessária a aplicação frequente de filtro solar, visando a proteger a nossa pele dos raios ultravioleta que provocam vários tipos de cânceres e o envelhecimento precoce.
Embora seja considerado o período mais alegre e radiante, a nova estação que se inaugura é, ao mesmo tempo, um ciclo suscetível à multiplicação de doenças – independentemente de serem transmissíveis ou não. Por conseguinte, temos que priorizar a nossa saúde nos aspectos físico, mental e espiritual.
Graças a esse triangular equilíbrio vital, e observados os protocolos preventivos, podemos aproveitar ao máximo as espetaculares paisagens, cores e sabores deste verão, e contemplá-los com prazer e harmonia. Ou, melhor, em uma atmosfera pulsante em “cores vivas” e “cenas de uma vibração total”, como já bem cantava, há mais de quatro decênios, o nosso hoje imortal Gilberto Gil.
Comentários